Receitas usando ovo de codorna

 

Os ovos de codorna são muito apreciados numa mesa, principalmente como petiscos. Além de saboroso, o ovo de codorna é 1 quarto mais nutritivo do que o ovo comum de galinha e ainda possui uma proteína chamada ovomucoid, auxiliando o corpo a combater alergias.

É possível fazer inúmeras receitas com ovos de codorna, desde saladas até pratos principais. As saladas são muito comuns eles aparecerem cozidos com um molho, geralmente o rose, que é um molho feito à base de ketchup e maionese, podendo acrescentar ou não alguma coisa.

Os ovos

Os ovos de codorna são de gosto padrão, são bem aceitos pelas crianças por seu formato pequeno, passando uma curiosidade, então as mães podem aproveitar essa deixa e fortalecer seus filhos. Também tem como fazer ele frito, mas não é muito comum, normalmente ele é cozido e combinado com outros ingredientes.

Você pode fazer o ovo de codorna empanado, cocotinhas folhadas, camarão com dois molhos, pães com pasta de ovo, batata recheada com bacon e ovos, pizza, farofas e petiscos.

Vamos ver uma receita. Ovo de codorna empanado.

2 copos médios de farinha de trigo, 2 copos médios de leite, 1 colher (sopa) cheia de margarina, 2 cubos de caldo de galinha, 30 ovos de codorna e sal se achar necessário.

Para preparar o empanado: 1 ovo comum (de galinha), 50 gramas de queijo parmesão ralado e 200 gramas de farinha de rosca.

O modo de preparo não é complicado.

Você vai precisar cozinhar em uma panela com água todos os ovos de codorna, após o cozimento que leva em torno de 10 minutos, retire a casca de todos eles e deixe esfriar numa vasilha de plástico ou num prato de vidro.

Numa outra panela, antiaderente, coloque o leite, a margarina, o caldo de galinha e o sal. Espere até ferver e mexa de vez em quando, então, acrescente a farinha e mexa bastante, sem entornar, é claro. Conforme o cozimento, a farinha se torna uma bola de massa junto com os outros ingredientes. Desligue e espere esfriar.

Unte suas mãos com um pouco de margarina e sove a massa, sovar é mexer na massa, como se estivesse preparando um pão ou pizza, sua superfície ficará lisa.

Faça pequenas bolinhas de massa, achate-as e coloque no centro um ovinho de codorna, envolva esse ovinho com a massa em mãos, feche bem. Faça isso com todos.

Bata em uma vasilha o ovo para empanar com 1 copo de água. Passe todas as bolinhas de massa nessa mistura e depois na farinha de rosca, misturada com o queijo ralado.

Frite no óleo bem quente.

 

Deixe um comentário