Como saber se um ovo de codorna esta galado?

Na criação específica de ovos de cobras para a venda ou para a fecundação, os criadores precisam saber quando um ovo de codorna está galado ou quando ele pode ser vendido para alimentação. 

Um ovo de codorna galado quer dizer que foi fecundado, ou seja, ele vai gerar novas codornas. Se o criador deseja investir apenas nas aves, este é o ovo ideal e deve continuar na chocadeira até que a ave tenha forma suficiente para romper sua proteção e eclodir do ovo. Se não, ele pode pensar em vender, pois ele ainda assim pode ser consumido.

ovo de codorna galado

Para saber se o ovo está galado, o criador deverá colocar o ovo contra a luz e observar se a gema está com um círculo escuro circundando. Se estiver, é sinal de que ele está fecundado. Se não houver o círculo, não tem erro: ele não vai se tornar uma pequena codorna.

A separação dos ovos galados

 

A separação dos ovos que são próprios para criação(os galados) e os que são voltados para a venda porque não foram fecundados deve ser assim que for possível analisar a gema. Para isso, é só ir acompanhando o crescimento e olhando sempre.

A avaliação contra a luz pode ser feita mais ou menos uma semana depois que os ovos foram postos, com as mãos mesmo. É um trabalho bem manual, mas que não deve ser esquecido, ou o criador não vai garantir separar os ovos em tempo ideal e vai perder espaço na chocadeira para os ovos que estão vindo e podem fecundar.

Depois de separados, o ciclo na chocadeira continua o mesmo, com o criador aguardando para a eclosão das aves. É importante neste período o criador ficar sempre acompanhando a sua criação, para eventualmente ajudar às aves que não tiveram força para sair do ovo ou estão com dificuldades de eclodir, mas estão completamente formados.

Novamente contra a luz, é possível visualizar a ave fazendo força para sair e tendo todos os movimentos, mas uma casca mais resistente pode atrapalhar o nascimento. 

17 Comentários

  1. Lucas Batista says:

    Boa tarde amigos.
    Bom, sou iniciante nesse ramo, e estou muito interessado no assunto
    Bom, na minha região é dificil de conseguir o macho da codorna, mas, consegui um essa semana, e de imediato coloquei ele junto com as femeas
    Minha dúvida é: será que já nos primeiros ovos eles virão galados?
    E se eu deixar ele os 7 dias parados fora da geladeira, e não estiverem galados, não vão estragar?
    Desde já agradeço a vossa compreenssão

  2. Rui Teixeira says:

    Ola boa tarde eu estou a iniciar a criaçao de codorna, So gostaria de saber a partir de que dia posso ver se o ovo esta galado ou nao pois ja tenho vários ovos e queria evitar de estragalos…agradeço a voça ajuda.

  3. jose ferreira says:

    gostaria de saber como saber se os ovos da codorna gigante estao galado

  4. aroldo says:

    tenho machos de codonão para vender

  5. aroldo says:

    tenho machos de codornão para vender
    12 981614343 aroldo

  6. jose ramos says:

    Quanto dias de incubação para ovos de codornao

  7. coloquei 60ovos na chocadeira e so descacou 10 o que pode te acontecido verifiquei os ovos eles estavao secos

  8. Edilberto says:

    oi tudo bem, gostaria de saber pq minha codornas estão comendo os ovos?

  9. Edilberto says:

    olá,qual o jeito mais facio pra fazer raca de codornas. rm casa?

  10. Deivide Castro says:

    bom dia Edson Mendes Jeremias voce deve tem deixado a agua seca

    OS 5 PRINCÍPIOS DA INCUBAÇÃO

    . No processo de incubação de ovos aprendi que existem 5 princípios básicos que devem ser respeitados. Se algum deles falhar, ou algum falhar em excesso, o processo de incubação não terá sucesso e o nível de eclosão será baixíssimo ou até zero. São eles:

    1- A qualidade dos ovos
    . Impossível que até a mesmo a melhor chocadeira do planeta consiga chocar ovos inférteis.Tenha certeza que o galo ou a ave macho está cobrindo as outras aves. Ovos trincados nem pensar. Os ovos devem ser guarda dosem local fresco e arejado, nem muito quente nem muito frio. Ovos velhos então pode esquecer. E é bom mesmo até selecionar ovos muito grandes e ovos pequenos, esses costumam falhar na incubação. Lembre-se que o sucesso da incubação depende muito do ovo.

    2 – A temperatura
    : Lâmpada ou resistência. Seja qual for o método que você for utilizar na sua chocadeira a temperatura precisa estar pelo menos próximo da temperatura exata. Por mais que trabalhemos, a temperatura vai alterar um pouco durante a queda ou aumento da temperatura ambiente, de madrugada por exemplo, a temperatura cai muito, mas precisamos aproximar o máximo da temperatura exigida de acordo com a tabela para cada ave. O ventilador ajuda muito a espalhar o calor em todo o interior da chocadeira.

    3 – A umidade:
    Essa parte é essencial também, não podemos deixar faltar água no reservatório da chocadeira. Seja cauteloso no controle da umidade, muitos ovos não eclodem por motivo de irregularidade na umidade. Se tiver o TERMOHIGRÔMETRO(aparelho que mede a umidade), melhor ainda Não acho necessário fazer aquele buraco

  11. Deivide Castro says:

    são 5 codornas fêmeas para cada machos para garante que os ovos esteja cheio ok

  12. Deivide Castro says:

    só Criado de galinhas,codornas,Diamante Mandarim e Manons

  13. Jonilson says:

    Alguém aqui vende codornas? Estou querendo iniciar uma criação! Obrigado

  14. Sergio says:

    Bom dia. Estou super interessado em adentrar esse ramo de criação de codorna, mas tenho muitas dúvidas. Algumas delas são sobre o espaço, estrutura e uma quantidade​ ideal para o iniciar a criação, sobre como identificar os machos e fêmeas, como fazer para chocar adequadamente os ovos, ração. Meu zap: 71 99247-3606. Agradeço se alguém puder me ajudar!!!

  15. tiago says:

    Boa noite alguém pode me tirar a dúvida. A codorna com postura não terá ovos férteis? ??

Deixe um comentário