Como saber se o ovos de cordona darão bons filhotes?

 

Um dos animais preferidos de quem quiser começar uma criação de aves é a codorna. Para isso é necessário que se tenha pouca estrutura, é bastante prático se administrar e o mercado para venda é bem promissor bem como seus ovos. Esta ave é conhecida há pouco tempo, chegando no Brasil nos anos 50 trazidas por japoneses, este país de origem que descobriram as aves para consumo há mais de mil anos.

Vantagens de se ter uma criação

As principais vantagens de se montar uma criação de codornas é saber que esta ave possui uma boa reprodução, colocando ovos com frequência alcançando uma idade ideal para se reproduzir muito rápido, sendo um negócio próspero e muito criativo que outras aves ou mesmo animais possam ter para a criação. Existem ainda muitas vantagens que podem ser consideradas bem mais saudáveis que a galinha, pois utilizam poucas quantidades de hormônios e seu ovo que é muito mais saudável. Se ela for tratada de forma profissional, a criação poderá ser um negócio interessante e rentável.

Estrutura utilizada para criação de codornas

Esta é uma ave bastante interessante de se manejar e exige pouco investimento com relação a sua estrutura. O interessante como dica é montar uma criação de codornas em sítios, fazendas ou mesmo casas de campo, desta forma é necessário que se tenha uma estrutura em madeira de pelo menos 16 metros quadrados para que se comece com uma boa quantidade de aves. Se construir este espaço em alvenaria é possível se abrigar mais de 2 mil aves, o que é um bom começo. Esta área deverá estar bem arejada de dia e á noite, para que a temperatura do ambiente seja de 19 graus e não prejudique a fertilidade dos animais.

A reprodução da codorna

Não existe outro animal melhor para se reproduzir, como uma forma de empreendimento do que a codorna. Para que se tenha idéia com apenas uma só codorna poderá se ter mais de 42 novas aves, os ovos são constantes e muito férteis quando chocados.

8 Comentários

  1. Magno Morett says:

    Este SITE de vocês é muito interessante, pois nos traz informações e dicas importantes e que nos auxilia na criação e amplia nosso conhecimento. Eu por exemplo, tenho iniciada uma CRIAÇÃO DE CODORNAS, daí procurava analogia sobre rações pra cada faze da Codorna, conforme a finalidade. Confirmei que estou fazendo tudo exatamente certo. Por enquanto, inicialmente, produzo 250 excelentes pintinhos rigorosamente toda semana aqui em Aracaju. Agora, com essas informações e dicas, estou mais seguro, vou realmente ampliar. Muito Obrigado!

  2. anselmo says:

    legal gostaria d4e mais informacão pois pretendo criar codornas

  3. Joao paulo says:

    Estou comecando a trabalhar com codorna, mais estou perdendo muitos ovos, pois alguas codornas nao consegueram quebra a casca pra sair, a acabaram morrendo dentro do ovo, o q pode ser ?Pode ser, pelo fato de que os ovos nao esteja virando corretamente ?

  4. Assis Dantas says:

    Boa Noite.
    Ja criei codornas varias vezes e agora retornei pra fazer em larga escala.
    Estou com matrizes de codornas pra postura e tmbem com codornas gigantes pra corte, as duvidas aqui ja citadas pelos usuarios se devem ao manejo ainda inadequado, como: racao incorreta, falta de umidade na chocadeira que causa mortandade nos pintinhos.

  5. Sergio says:

    Qual seria o investimento inicial??

  6. Sergio says:

    Se puder compartilhar eu agradeço Magono Moretti. Segue o zap correto: 71 99247-3606

Deixe um comentário