Como Criar Codornas Para a Produção de Ovos

Criar codornas é um ótimo investimento para os empreendedores que possuem uma afinidade com a criação de animais. E uma das formas de lucrar com esta ave é a venda de ovos de codorna, que é uma das mais lucrativas pela procura do mercado. São prospectos de compradores supermercados, padarias, comerciais em feiras livras, frigoríficos, donos de bares e restaurantes e compradores que desejam consumir em grande quantidade do produto.

Para se obter uma boa quantidade de ovos para venda, uma boa pedida é dedicar em média 45 aves em média para esta finalidade. Estas aves devem ser substituídas por outras, pois após esta fase a produtividade deve cair bastante em número de animais.

ovo de codornaO acasalamento das aves deve acontecer com um macho para cada cinco fêmeas. A codorna macho ficar apenas 12 horas com a fêmea. Em seguida deve ficar 24 horas isolado de todas as fêmeas para acalmar e depois deve seguir para outra gaiola. O rodízio pode acontecer por diversas vezes, mas sempre com um período de espera.

Os machos também devem ser substituídos depois de um certo período, mas não por sua importância na colocação dos ovos. As fêmeas das codornas conseguem gerar os ovos sozinhas, há apenas um estímulo do macho para a colocação dos ovos.

ovo de codorna

O criador deve acompanhar a gaiola todos os dias, sempre duas vezes ao dia. Assim que o ovo for colocado deve ser retirado. A gaiola também deve ficar inclinada para que assim que for colocado, o ovo role para a ponta e não se corra o risco da própria codorna o quebrar.

A ave que está destinada a colocar os ovos para venda deve ser alimentada com ração mais balanceada e duas vezes ao dia pontualmente. Sua água deve ser trocada e a gaiola deve ser limpa todos os dias para evitar infecções, assim diminuir a produtividade do animal e contaminar as demais da criação.

34 Comentários

  1. Arthur Barbosa says:

    Gostaria de saber se tenho que ter alguma autorização legal, para começar a comercialização de ovos de codorna?

  2. alexandre menali says:

    GOSTARIA DE SABER VALOR DA CARNE CODORNA E OVOS SE EXISTE ALGUM TIPO DE TABELA ESPECIFICA PARA PODERMOS SABER PRECO DA CARNE E OVOS ,OU SERIA VALORES LIBERADOS AJUSTANDO DEVIDO AS PRODUCOES

  3. natanaellopesgomes says:

    gostaria de algumas informacoes para comsar uma criacao

  4. natanaellopesgomes says:

    gostaria de começa uma criacao

  5. Cristiano says:

    No sistema de gaiolas, As aves necessariamente devem ficar divididas em grupos de 4 ou 5 fêmeas e 1 macho?

    Como faço para adquirir algumas aves para início?

  6. Francisco says:

    qual é o investimento…

  7. Francisco says:

    com quanto eu posso comerçar…

  8. Fabricio Miguez da Silva says:

    Boa Tarde pessoal, gostaria de saber como começar um criadouro de codorna com intuito de venda de ovos, e ovos em conserva, o que é preciso ser feito da melhor maneira e legalmente autorizado.
    Desde de já agradeço a informação.

    Fabricio Miguez

  9. como que sabe si a codorna é femia ou macho

  10. JOAO CARDOSO says:

    gostaria de começar uma criação de codornas mais ou menos 1,000 como faço para receber orientação.

  11. Boa noite pezado amigo.gostaria de saber o preso de codorna e sabe como compra

  12. Rodrigo Maciel says:

    Olá gostaria de saber mais informações sobre eu preciso de autorização para criar minhas codornas sao 50 codornas
    e também sobre as raçoes qual seria a melhor e mais em conta. por favor

  13. COMO FAÇO PARA QUE AS FÊMEAS CHOCAREM SEUS OVOS NUNCA CONSEGUI
    EXITE UMA MANEIRA CORRETE DE FAZER ELAS CHOCAREM?

    • Thiaguinho says:

      As codornas perderam seu extinto materno depois de serem domesticadas entao so se pode ter mais codornas comprando, ou adquirindo uma chocadeira..

  14. gerardo says:

    ola , tenho uma criaçao de codorna , botei minhas 20 codornas com apenas um macho de galo garnize , tive um bom resultado , hoje cada codorna minha bota de 6 á 15 ovos por dia , de tamanho medio , os ovos sao de otima qualidade , mas tenho uma duvida ?
    tenho que dar alguma medicaçao especial para minha criaçao ?
    qual o tipo de raçao balanceada posso dar ?

  15. Marlon says:

    Ola galera, eu quero saber quanto eu posso lucrar com essa criaçao de codornas, (tenho 50 mas nao estao colocando ovos ainda por serem muito novas). OBG!!

  16. ABRAHÃO DAVI says:

    Moro no Maranhão e tenho uma pequena criação de codornas poedeiras e quero fabricar a ração por isso gostaria de saber a composição da ração e onde comprar os ingredientes?.

  17. laura miranda says:

    Como adquirir ovos de codorniz para produção doméstica

  18. Valdir says:

    Bom dia, tenho 8 fêmea e 2 macho total de 10 codornas, a minha dúvida é, elas estavam colocando ovos e a agora não estão mas, gostaria de saber o porquê disso, meu contato 81 988046856. Email: [email protected]

  19. Rodolfo says:

    Gostaria de saber quantas codornas posso por por metro quadrado?? Tenho interesse em comecar com 60 codornas

  20. ELIAS says:

    tenho 25 codornas que não estão botando eu alimentos elas direitinho e troco sempre a água delas o que está acontecendo

  21. Emerson says:

    Eu to querendo 500 codornass

  22. waldemar p costa says:

    gostaria de saber como fasço pra comprar a enbalagem pra poder vender os ovos pq estou começando a criar codornas

  23. Boa Tarde! Começar verificando a idade delas, abaixo de 45/50 dias ainda não atingiram a maturidade para postura; e, após uns 13 meses de idade começarão reduzir a postura e precisará fazer o descarte, substituindo por novas. … Verificar se são fêmeas; … verificar a qualidade da ração de postura; … a qualidade do ambiente, sem barulhos ou movimentos bruscos e com temperatura agradável sem correntes de ar. … A água precisa ser de boa qualidade; e, por último … Verificar se elas estão em período de troca de penas, por que aí a postura diminui devido elas precisam concentrar tudo que se alimentam para recompor as penas. Esperamos ter ajudado. Att., TudoparaCodornas – http://www.tudoparacodornas.com.br

  24. Nailson says:

    Tenho uma pequena criação. Com 5 fêmeas e 1macho, ja os tenho a 50 dias e nem um ovo ainda, o que pode estar acontecendo?

  25. waldemar p says:

    estou começando a criar codornas poedeira so que ainda nao tenho onde fazer a venda dos ovos tem alguém pra me indicar um comprador pois no próximo mês estou com 2000 ovos pra serem entregues se for em minas gerais

  26. Evandro Goes says:

    ola!
    eu preciso de selo de SIF pra vender os ovos?
    obrigado

Deixe um comentário