Onde deixar as codornas acomodadas em cativeiro?

 

Para quem está pensando em iniciar uma criação de codornas, atividade que já se mostrou extremamente lucrativa em diversos aspectos, um dos pontos mais importante é decidir aonde as aves vão ficar. Antes mesmo da pessoa começar a criar as suas codornas, que começam pelas compras dos primeiros animais, é necessário que a pessoa monte toda a estrutura necessária para recebe estas codornas. Um grande erro dos criadores de primeira viagem é comprar as aves antes de iniciar a construção do local onde elas vão ficar. Mas neste caso a pessoa já começa a perder dinheiro.

Cativeiro ideal

Antes de mais nada, e muito importante que os criadores não misturem as codornas com outras aves, sendo que isso poderá ser muito prejudicial para a criação como um todo, além de fazer com que os lucros caiam, já que elas não vão conseguir colocar tantos ovos quanto os criadores esperam para vender. Portanto é necessário que os criadores tenham uma bateria especifica de gaiolas para estas codornas. Como as codornas acabam sendo menores do que galinhas e outras aves de criação, estas gaiolas grandes pode ser uma melhor solução do que um grande viveiro. Além disso, com um espaço menor as pessoas conseguem manejar mais facilmente as aves.

As pessoas que estão pensando em montar o local onde as codornas vão ficar podem optar por comprar alguns módulos separados que podem ser montados facilmente em um espaço. Mas também é possível fazer a construção de um cativeiro utilizando materiais que podem ser encontrados na maioria das fazendas do Brasil, como tábuas, pregos e telas de arame.

Depois da construção, é fundamental que a pessoa defina um local  onde seja bem ventilado, e também é muito importante que o cativeiro seja bem vedado, porque outros animais podem entrar facilmente para matar as codornas.

As aves de reprodução devem estar separadas das aves que vão trabalhar na produção dos ovos. Na bateria de reprodução, geralmente em cada gaiola pode ficar um macho e de duas a três fêmeas. Já na de produção de ovos devem ficar apenas as fêmeas, sendo que duas ou três aves por gaiola.

3 Comentários

  1. daniele says:

    quero saber mais sobre as codornas

  2. QUANTAS CODORNAS POEDEIRAS POSSO POR POR METRO QUADRADO VI UM LIVRO ANTIGO QUE PODERIAM SER COLOCADAS 50 POEDEIRAS EM 1 METRO_ VERDADEIRO _OU FALSO

  3. valterneymoreira says:

    estou iniciando uma criacao, espero saber mais

Deixe um comentário