Espaço certo para criar codornas

 

Uma das maiores vantagens de se criar codornas é a grande rapidez que o investimento poderá retornar. Estas aves jamais deverão ser confundidas com as codornas do campo, uma ave brasileira que possui um tamanho maior, e normalmente crescem e se reproduzem entre 45/50 dias e com 5 ou 6 semanas de vida ficando praticamente prontas para serem abatidas e consumidas.

Para a sua criação é necessário que se tenha pouco espaço na sua área ocupada, que podem ser criadas apenas 42 codornas. Vamos dar um bom exemplo, se forem criadas 42 codornas, se o plantel por exemplo for composto de 21 fêmeas e 21 machos ele deverá produzir diariamente na criação cerca de 21 ovos contendo entre 10 a 11 gramas cada um deles, o que deverá equivaler a 5 ovos de galinhas.

Os preços para comercialização são bastante variáveis, e oscilam muito em função dos custos de ração e produtos veterinários, porém em qualquer uma das situações é muito melhor do que se criar frangos.

Vantagens de criar as codornas

Uma das maiores vantagens de se criar as codornas é a grande rapidez que o seu investimento retorna. As aves para criação deverão contar com um galpão que poderá ser feito de alvernaria, e devem ficar com acomodações em gaiolas de arame que devem conter um metro de comprimento. O piso deverá  contar com uma leve inclinação em direção de uma calha forrada de serragem para que aconteça a coleta dos ovos. A temperatura ambiente do local deverá girar entre 18 a 19 graus, não passando disso para que os animais não morram.

Depois de 21 dias de criação, o macho deverá contar com uma plumagem no peito lisa, já as fêmeas deverão surgir com pintas em cor de chumbo e pretas. Quando um macho estiver adulto ele deverá chegar a pesar o equivalente a 70 e 100 gramas, já a fêmea contará com pouco mais de 70 a 80 gramas.

Os acasalamentos poderão acontecer durante o ano inteiro, em uma proporção de um macho para cinco fêmeas, a ração a ser consumida dever ser a mesma das galinhas devendo acrescentar um pouco de verdura.

5 Comentários

  1. jose adriano dasilva filho says:

    gotei de todos os videos sobri codorna

  2. jose adriano dasilva filho says:

    gotaria de mi coresponde com criadoris de codorna

  3. Sylvio Cavalcanti says:

    Muito boa as informações, estou começando uma pequena criação no meu quintal para consumo próprio. Esse site é muito útil!

  4. Ana Cristina says:

    Ganhei umas codornas filhote, elas vieram com algumas horas de nascidas, mas algumas vieram com as patinhas abertas e depois de algum tempo elas morreram, gostaria de saber porque isso acontece e como evitar.

  5. Eu tenho 05 codorna não falta rasão no comedor mais não tão botando queria saber se elas bota todo tempo ou se tem os tempos de botar é qual o tamanho do espasmo para 05 ou 06 codornas

Deixe um comentário