Como Montar Um Criadouro de Codornas

A criação de codornas é uma das mais simples que um novo investidor pode fazer. A ave requer poucos cuidados e gastos e isso barateia ainda mais o produto de alta procura no mercado. A demanda no Brasil ainda é mediana, significando que ainda há muito mercado a ser explorado na criação desta ave.

Espaço – o viveiro

viveiro de codornas

O criador de codornas precisa começar escolhendo o espaço. Deve ser um espaço arejado com com fluxo de ar e entrada de luz natural, semelhante a um criadouro de galinhas. As medidas recomendas para uma criação de codornas medianas é de um área de quatro metros de área com altura de dois metros.

Não é necessário muita estrutura em um viveiro de codornas, ao menos não na parte externa. O teto pode ser feito de telhas Brasilit que são mais baratas ou usadas apenas telhas, sem alvenaria. Quanto mais simples melhor porque haverá uma temperatura mais amena e mais vento.

Gaiolas para codornas

gaiola para criar codornasAo contrário das galinhas, a codornas precisam ser mantidas em espaços isolados. Cada codorna deve ser mantida em uma gaiola individual de ao menos vinte centímetros de área com 15 centímetros de altura. Todo o piso deve ser de tela de 1cm de vazamento para que suas fezes possam passar pela gaiola.

As pequenas gaiolas para as aves podem ser colocadas lado a lado, mas com um diferencial entre as que vão conter machos e as que vão conter fêmeas. As gaiolas com machos podem ser retas na parte do piso. As com fêmeas devem possuir uma inclinação frontal para que os ovos escorreguem e possam ser retirados.

O criador de codornas pode encomendar as gaiolas prontas ou fazer ele mesmo com aço ou ferro. O ideal é que se economize espaço e faça fileiras com 10 gaiolas para acoplar as aves lado a lado. Com 1 metro e meio de largura consegue-se colocar mais de 80 gaiolas lado a lado.

Entre uma fileira e outra de codornas deve haver uma tábua ou coletor de aço ou alumínio para depositar os excrementos. Este deve ser limpo ao menos uma vez por dia ou a cada dois dias no máximo para evitar doenças. Muitos criadores usam paredes completas com mais de 100 gaiolas em um espaço. Depende do espaço, disposição e dedicação de cada um.

As gaiolas dentro do viveiro devem ter luz

Quanto a disposição das aves no viveiro, as gaiolas devem estar localizadas em um local com luz durante o dia e durante a noite. Isso porque os animais engordam melhor e produzem mais ovos desta forma.

 

13 Comentários

  1. paulo nascimento araujo says:

    estou pretendendo fazer um criatorio de codorna estou precisando de informacão

  2. antonio luiz says:

    gostaria de melhores dicas para criaçao de codorna.

  3. Clinton says:

    Estou querendo começar uma criaçao de codornas. Já possuo galpão que precisa de apenas poucas adaptações.
    Procuro por informações. Alguém pode me ajudar? Existe alguma associação de criadores aqual posso recorrer?

  4. alex says:

    e as codonas não poder ser criada no chão como galinhas no viveiro?

  5. arlan carlos flor says:

    preciso que vc me informe onde posso comprar gaiolas para criar codornas e qual o valor?

  6. rosa lopes says:

    Ola pessoal”comecei agora a criar codernizes’ mas kueria kue me ajudassem a fazer gaiolas para elas pois comprando fica muito caro.espero a vossa ajuda moro em portugal

  7. to pensando em começar a criar codorna,sera que posso criar no meu quintal?

  8. Thiaguinho says:

    Site muito bom mesmo. Eu começei minha pequena criaçao somente para o lazer e estou gostando muuiitoo..e voçes dao otimas dicas!! Mas eu tamabem estava interessado em ter instruçoes de como montar um viveiro de madeira e se tem remedios e proteinas mais indicadas para as codornas..

  9. Diogenes says:

    Bom dia, posso fornecer água de um poço cartesiano para criaçao de codornas? tem algum problema ou é melhor ainda? agradeço.

  10. anderson says:

    vou começar com 450 codornas para postura é um numero bom para começar ?

  11. olival rodrigues de souza says:

    Ola sou olival gostaria de cria sabe como faze para comesa criar codorna tenho uma laje de cem metros quadrado coberta com eternit entao isto mim favorese devo comesa com quantas gaiolas qual melhor caminho para um inisiante ass olival obrigado

  12. ronaldo says:

    Quero montar um pequeno criadouro pra codorna poedeira e para abate,de quanto vou precisar para o investimento

  13. oi gente MEU NOME E lucas e FIZ O CURSO DE CORDONAS E CURSO DE AVES me chamen LA NO facebook E VOU ajudar VOCÊS LA OBG 🙂

Deixe um comentário