Vantagens de Começar Uma Criação de Codornas

A criação de animais é uma das formas mais rentáveis de investimento. Algumas espécimes são tão rentáveis que o criador consegue lucrar com quase todos os itens fornecidos pelo animal. Um destes animais para criação é a codorna, uma excelente ave para investimento de baixo custo que pode fornecer ao criador um rápido lucro.

A criação de codornas como investimento já é conhecida há algum tempo pelo homem. Esta teve início no século XI no Japão e foi se estendendo aos demais países. No Brasil desde os períodos de império que este animal gera alguma forma de lucro, sendo uma boa pedida tanto para o investidor de baixa renda como o de ata renda.

A codorna é uma das aves mais saborosas para alimentação. Rica em proteínas, é altamente recomenda por nutricionistas e médicos em pacientes em fase de recuperação e com baixa de nutrientes no organismo. Também é uma especiaria brasileira em diversos Estados como prato principal ou petisco, oferecendo uma riqueza de combinações com bebidas e outros molhos. É um animal bem aproveitado na alimentação e por isso tem atraído cada vez mais criadores no Brasil.

O ato de criar codornas se chama coturnicultura e hoje é uma criação bem popular. Diversos países da Europa já oferecem esta forma de criação por sua alta rentabilidade e baixo investimento. Também é um animal fácil de ser criado, exigindo pouca estrutura e alta rentabilidade por animal.

Como é uma ave bem resistente à doenças, é bacana de criar porque exige poucos cuidados. Uma visita veterinária mensal é o suficiente para manter a criação em dia. Por isso é considerado um animal econômico também para manutenção e gastos médicos.

Sua alimentação também é barata. Com um quilo de ração o criador consegue alimentar uma codorna por 45 dias. Mantendo a ração fresca e longe de água, não há problema com manutenção da comida também.

Este também é um animal de fácil adaptação em climas tropicais. Contudo, em Estados com climas frios ou invernos mais rigorosos, criando-se um espaço com um clima semelhante ao tropical pode-se criar a ave muito bem.

O que pode ser aproveitado na criação de codorna?

criação de codornaDa codorna aproveita-se a carne em si e seus ovos. Como é um animal de penugem rala, muito da carne rende bem e a forma de tirar as penas é bem simples. Os ovos são altamente recomendados na gastronomia por seu valor nutritivo. Podem ser vendidos em unidades ou porções. Como são colocados sempre em quantidade superior a cinco, as aves são bem rentáveis na venda de ovos também.

Cada ave gera em média 90 gramas de carne na fase adulta. Como são servidas em unidades em restaurantes, o valor por quilo pode ser baixo, mas os comprados não costumam comprar menos de 50 quilos por vez. Logo, é um alimento de alta da saída de grande procura também.

Deixe um comentário