Raças Para Criação de Codornas

Um dos fatores que contribui bastante para o aumento da lucrabilidade da criação de codornas é a raça da ave. Algumas engordam mais facilmente, outras reproduzem mais e outras são mais bacanas para servirem de reprodutores, sendo macho ou fêmea.

Hoje em dia os produtores de codorna costumam usar três dos diversos tipos de raças desta ave para em suas criações. São elas a japonesa, européia e americana. Cada uma possui um diferencial em tamanho que chegam na idade adulta, peso maior alcançado, precocidade no amadurecimento sexual, cor dos ovos, dentre outros.

raças de criação de codornas

Codorna americana ou bobwhite

Vendida amplamente no Brasil, esta ave é facilmente adaptável ao clima brasileiro. É uma ave bastante resistente a climas mutáveis e é uma das aves mais precoces que existe. Pode reproduzir com segurança mais de duas ninhadas por ano, somando mais de 300 ovos anualmente.

Codorna japonesa

As fêmeas de codorna japonesa são de maior porte que o macho, rendendo aves mais pesadas e aumentando o lucro do criador. Sua maior lucrabilidade é mesmo no peso, pois sua taxa de reprodução é bem menor que a a codorna americana.

criar codornas

Codorna européia

A codorna européia chega a seu período de reprodução mais cedo que as demais. Alguns criadores acreditam que esta ave é mais fraca, mas já se adaptou muito bem ao clima brasileiro. Apesar da japonesa ganhar em números nos criadores brasileiros, é bastante usada na criação em diversos locais do Brasil.

A ave de codorna européia é uma das mais baratas do mercado. Isso é uma vantagem para quem não possui muitos recursos para começar a criação de codorna, mesmo o valor não sendo tão diferente assim das demais.

Cruzamento de raças de codornas

Ao criador não experiente, o cruzamento de aves de codornas não é recomendado por diminuir a produtividade da ave. O ideal é que ela seja mantida em sua criação pura e sem o cruzamento principalmente entre parentes diretos. 

 

Um comentário

  1. Ricardo Wandersee says:

    Gostaria de saber a onde encontro codornas amarelas para comprar, tenho um sítio e gostaria de criar soltas.

    Obrigado.

Deixe um comentário