O que fazer para evitar doenças em sua criação de codorna

 

A Codorna ou também codorniz é um animal de origem japonesa criado em cativeiro para que ocorra a reprodução de ovos e carne, sendo a chamada codorna doméstica, o que resulta de um cruzamento de diversas espécies selvagens.

Por ter uma grande eficiência de reprodução, ela poderá ser abatida com apenas 45 dias de vida, quando inicia a colocação de ovos, sendo ainda criada comercialmente nos diversos países do mundo.

Quando ela é adulta possui o equivalente a 11 à 13 cms de altura, o macho pesa o equivalente 100 a 130 gramas e a fêmea equivalente a 120 e 160 gramas.

Seu pescoço é curto, o que permite a rotação completa da cabeça, como outras das aves de sua família, a galinha, este tronco é arredondado e também resistente, sendo ainda o mais desenvolvido na fêmea onde o peito é mais carnudo, amplo e também musculoso.

Higiene e evitar doenças.

A higiene deverá ser observada sempre no início da criação. Os galpões utilizados e as gaiolas até mesmo as mãos que manejam os animais deverão estar sempre bem limpos para evitar doenças. A codorna não tolera frio, nem mesmo umidade, não poderá ficar próxima a correntes de ar, nem se molhar, pois pode se resfriar e morrer, sua temperatura ideal é de 20 a 23.

Vacinação das codornas

As codornas deverão ser vacinadas contra doenças como Newcastle e Coriza, a primeira deverá ser aplicada aos  21 dias de idade, vacina vírus vivo, amostra La Sota. Já a segunda dose deverá ser aos 45 dias de idade, vacina vírus morto, oleosa. – via injetável, no músculo do peito.

Para as verminoses, aos 30 dias de idade, é necessário se vermifugar através das rações com drogas a base de mebendazole sendo necessário se renovar uma semana após. Esta dosagem deverá ser em dobro se for comparada com a das galinhas.

Para que elas não adoeçam é necessário que se fique em lugar seco, bem ventilado, sem acontecerem oscilações de temperatura, que deverá ser entre 12 e 15 C, com a umidade do ar entre 75 e 80%.

 

3 Comentários

  1. tonne cleber says:

    to começando uma criaçao no nordeste em alagoas o clima aqui é sempre alto como faço pra que as codornas nao sofram com o clima

  2. hugo says:

    voce tem ovo de codornas vnde

  3. Ariadna says:

    eu tenho uma criação de codornas , estou com dificuldades em saber criar , pq elas parou de botar e não Dri o que fazer.
    pode me auxiliar?

Deixe um comentário