Melhores raças de codorna para criar em cativeiro

Um dos diferenciais na criação de codornas para o aumento do lucro no negócio é a raça da ave. Algumas engordam com facilidade, outras se reproduzem com mais freqüência e ainda há algumas que são excelentes reprodutoras, macho ou fêmea. Atualmente os criadores costumam usar três raças diferentes do animal, são elas a japonesa, européia e americana. Cada uma possui o seu diferencial para o negócio, em tamanho, altura, peso, cor dos ovos e precocidade do amadurecimento sexual.

codornas

Raças mais usadas para criação de codornas no Brasil

A codorna americana ou bobwhite é muito vendida no Brasil, pois de adapta com facilidade ao nosso clima. Essa raça alcança duas ninhadas ao ano, podendo somar mais de 300 ovos anualmente e é uma das raças mais precoces.

As fêmeas da raça de codornas japonesas são de maior porte que o macho e são capazes de render aves bastante pesadas, assim, dão ainda mais lucro ao criador. O percentual de lucro de quem cria essa raça é baseado no peso, pois sua taxa de reprodução é bem menor do que a da citada anteriormente, a codorna americana.

A européia pode chegar ao seu período de reprodução mais cedo do que as outras. Porém , alguns criadores acreditam que ela seja a ave mais fraca, mas já está bastante adaptada ao nosso clima.

Codorna japonesa é a preferida dos brasileiros

A mais utilizada por criadores brasileiros é a codorna japonesa, porém a européia também é bastante escolhida entre os criadores. Além disso ela é uma das mais baratas do mercado, por isso quem está começando a criação costuma optar por ela.

Cruzamento de raças não é recomendado

O cruzamento entre codornas de raças diferentes não é recomendado aos criadores. Isso porque há riscos de diminuir a produtividade das aves. O ideal é que elas sejam mantidas sem cruzamento com outras raças e nem com outras com grau de parentesco direto. Fique atento, criador!

15 Comentários

  1. Célio says:

    Comecei uma criação de codornas a 4 meses ou mais e elas não estão botando, de vez enquanto aparece um ou dois ovos. O que devo fazer?

    • rodrigo says:

      para de criar…

    • J. Eduardo says:

      isso é normal e pode ocorrer por vários fatores.
      pode ser por causa de estresse , por conta de algum animal tipo cachorro perto delas , ou por mudança de ambiente , ou pelo tempo, nos tempos mais frios elas pode pararem de por . … mas depois volta a por , e é claro que tem que verificar se é macho ou fêmea

  2. Assunção says:

    verifique se a sexagem , e nurero de machos

  3. Assunção says:

    verifique se a sexagem , e nurero de machos está coerente.

  4. Fernando says:

    Dever ser devido ao estrese sofrido pelas aves, que por sua vez não vão dar bons resultados.

  5. Ofir Quireza says:

    Crio ,mas estou assustada com a alta de medicamentos para as doenças e com os ovos quando cozidos ficam cheio de água!!!

    E… o que será que está acontecendo… O que devo fazer?

  6. DANILO says:

    GOSTARIA DE SABER E QUEM PODER ME AJUDAR PORQUE ALGUMAS CODORNA BOTA MAIS DE UM OVO de dois a trez ovos diários CADA

  7. Marlene Rodrigues Alves Ferreira says:

    Quero começar criar codornas como devo procurar onde para comprar as aves, local para elas ficarem gradeado onde encontrar todo material

  8. jailson says:

    Ola amigo gostaria de saber se os machos brigão se ficarem na mesma gaiola e quantos machos são p cada femia …e como e o manuseio na chocadeira e da mesma forma que as galinhas so liga o rolamento com 3 dia depois e desligar com 3 dias antes ..grato jailson

    • Leonaro says:

      A Codorna é um macho para 3.fêmeas, use gaiolas própria para Codorna. Sobre a rolagem dos ovos, é igual a galinha.. Só lembre que tempo é menor..qualquer dúvida

  9. ricardo says:

    minhas codornas depois de 15 dias de nascidas estão comendo umas as outras vivas,o que sera que esta acontecendo?

  10. Raimundo says:

    As codorna ela fica choca

  11. Rogerio says:

    Bom dia por gentileza aguem pode mim falar sobre as vacinas que elas tomam do inicio a fase adulta Obrigado

  12. Rogéria Moraes Felismindo says:

    Muito bom as orientações de vcs.

Deixe um comentário