É bom separar macho e femea no cativeiro de codorna?

Diversas criações são bastante interessantes e versáteis na oferta dos produtos o que podem oferecer muitas vezes um grande retorno aos produtores. As codornas por exemplo, na produção para a venda de ovos é uma alternativa bastante interessante principalmente para aquele produtor que não quer investir muito em um negócio, ou mesmo possui pouco espaço na propriedade e tem interesse em ingressar uma atividade que seja fácil e também lucrativa.

Aves pequenas que tem um ótimo sabor

As aves pequenas oferecem uma carne bastante saborosa, porém seus ovos encontrados de forma natural, cozidos ou mesmo em conservas podem ser encontrados em grandes demandas em diversos pontos de vendas de alimentos, bem como mercearias e também em pratos de restaurantes. O alimento que possui pouco colesterol e muita proteína além de vitaminas B1 e B2 e nutrientes como ferro, fósforo e cálcio, são uma alternativa muito mais saudável do que ovos de galinha por exemplo. E estes ovos são produzidos diariamente por um longo período. Sendo assim a postura dos ovos poderá até mesmo passar de dois anos, apesar disso certamente o primeiro ano será muito mais produtivo.

A criação de codornas

A criação destes animais para reprodução possuem um custo um tanto alto. E o fator relevante e que encarece bastante esta atividade é a utilização de chocadeiras. Como as aves não costumam chocar os próprios ovos o criador deverá recorrer a amas por exemplo, que são equipamentos que garantem o nascimento dos filhotes.

Estas amas são muito fáceis de se manusear, além de oferecer uma boa produção e crescimento dos animais, a criação apesar disso requer cuidados para que as aves possam ser uma boa procedência além de ter um alimento de qualidade para que possam viver tempos livres de doenças.

O acasalamento das cordornas

Quando ocorre o acasalamento das codornas, é necessário que se coloque o macho em contato com 10 fêmeas, depois disso é preciso que o macho fique exilado por 12 horas para que se possa utilizar o processo de reprodução novamente, pois as codornas ficam agressivas com o macho depois da reprodução, e para que ele retorne a sua fertilidade precisa aguardar este período.

 

9 Comentários

  1. dalvan says:

    o macho fica junto com a femea durante o periodo em que esta chocando?

  2. Victor says:

    bom dia, posso deixar vários macho no mesmo espaço?

  3. Donzilia Silva says:

    Comprei 5 codornas femeas e o vendedor disse que eu devia ter 3 machos. Será que são muitos machos para 5 femeas??

  4. Diogo Mendes says:

    Quanto tempo devo deixar o macho junto com as femeas???

  5. anderson says:

    Separei o macho da femea um dia e ela morreu porque

  6. Adna says:

    Tenho 6 fêmeas e um macho quanto tempo pode deixar ele junto. Pq ele tá pegando toda hora elas .

  7. Adna says:

    Tenho 6 fêmeas e um macho quanto tempo pode deixar ele junto. Pq ele tá pegando toda hora elas . Devo separar o macho? Ai elas vão começar a botar?

Deixe um comentário