Curiosidades sobre a codorna

O codorniz ou codorna que são criados em cativeiro para a produção de carne e ovos nada mais é do que a codorna doméstica, resultante do cruzamento de diversas espécies selvagens vindas diretamente do Japão.

Por toda a sua eficiência reprodutiva ela poderá ser consumida e abatida com apenas 45 dias de vida, que é quando ela começa a colocar os ovos, sendo criada de forma comercial em todos os países, inclusive no Brasil.

O animal quando adulto possui uma estatura de 11 à 13 cms de altura e o macho tem o peso equivalente a 130 gramas e a fêmea possui entre 120 a 160 gramas.

Este espécime possui um pescoço curto, o que permite a sua rotação quase completa da cabeça, como também várias outras aves de sua família, como a galinha, a Codoerna possui um tronco arredondado e bastante resistente, sendo um pouco mais resistentes nas fêmeas , e o peito é considerado mais carnudo, além de amplo e musculoso.

Quanto ás instalações

As codornas certamente podem ser criadas em espaços pequenos bem como em galpões, quartos não utilizados e mesmo apartamentos. É possível se utilizar tanto nas instalações domésticas para um consumo próprio como também em ambiente comercial, devendo ser confinadas em gaiolas para que possam ser racionalizados os trabalhos de manejo  e também possam ter uma boa criação.

As criações de codornas no chão ou um grande viveiro não é recomendada devido as grandes umidades existentes, o que poderá provocar um stress, reduzindo bastante a produção de sua carne e também seus ovos.

Quando as criações comerciais, bem como as salas ou mesmo galpões tanto em alvenaria como também 16m2 (4×4) devem ter 3 metros de altura podendo abrigar mais de 2000 codornas estas que deverão estar em fase de postura ou engorda. O teto do criadouro deverá ser de laje, tábua ou também estuque, as paredes precisam ser pintadas com cal, para o chão é interessante se utilizar materiais como cimento ou mesmo barro batido. É muito importante que se tenham janelas para uma iluminação que deverá ser indireta para um bom desenvolvimento de aves porém sem a incidência direta sobre as gaiolas.

2 Comentários

  1. quero enverter na area de criaçao de codorna mas estou sem esperiencia e preciso de orientao e. e ajuda. saber sem tem lucro como e o lucru se o lucro gera rapido ou se custa. enfim todos os tetalhe orgent .corata-ma 04/08/2014 nivaldo adeu veras

  2. daniel says:

    par vc tirar o evestimento demora cerca de 10 messes
    tem pouco lucro

Deixe um comentário