Como incentivar a reprodução de codorna

 

Para quem acaba de começar a sua criação de codornas, é possível que algumas dúvidas ao longo do tempo surjam, assim como também, pequenos problemas, que na realidade podem não estar relacionados especificamente ao bicho, mas sim ao meio ao qual ele vive. Sendo assim, vamos explicar, um que é bastante comum de acontecer, e que pode ser solucionado com tranquilidade.

 

Baixa produção da codorna

A baixa produção é comum entre as codornas, desde que esta não seja tratada de forma adequada, e muitas vezes isto não esta relacionado ao fato de não receber boa ração, ou viver em um ambiente inapropriado. Muitas vezes, as aves quando são recebidas, ou seja, compradas e elas tem mais do que 30 ou 35 dias, devem ser estudadas, sendo que o maior problema que os criadores encontram, é quando ela já não vem saudável. Este problema pode-se notar apenas após alguns dias, que é quando a codorna não produz como deveria.

Como incentivar a reprodução

Em primeiro momento, é necessário, como dito anteriormente, que esta viva em um ambiente específico para isto, ou seja, que tenha a claridade necessária, uma boa ração, um local arejado e sem vento, assim como ter certeza de que as vacinas estão em dia. É preciso marcá-las, quando criadas em gaiolas separadas quais são as mais produtivas, pois sempre que houver a reprodução, todas as que possuem maior produtividade fiquem juntas.

A luz também possui grande interferência, sendo assim, se o local não possui a luz correta, deve ser utilizada a luz artificial no período de 38 a 41 dias de idade, e esta deve ser aumentada gradativamente até que se alcance 17 horas por dia, a lampada ideal é a de 40 W a cada 20 metros²,

De acordo com o que é dito, a luz é a responsável por organizar o processo hormonal da codorna fazendo com que sua produção seja maior ou menor. É importante que isto aconteça no período correto de vida, pois elas podem atingir a vida sexual de forma precoce, e seus ovos teriam peso menor do que é considerado como padrão para comercialização.

4 Comentários

  1. danilo says:

    eu nao entendy isso de luz para maior reproduçao pode ser outra luz normal sem calor no viveiro das minhas coloco lamprinha de pisca pisca pode ser esse negoço e pra elas comer mais so para elas reproduzir mais ou seja qualquer luz que elumina o viveiro pode para reproduzir o importante e que clareia o viveiro ou nao explique se puder

  2. marcos aguiar says:

    Estou adorando, pois tenho dúvidas!

  3. joao says:

    nao sabe nem fazer a pergunta como vai entender a resposta?

Deixe um comentário