Das diversas espécimes de codornas encontradas na natureza, algumas são voltadas para o consumo especificamente e por isso criação. Mas outras, porém, são apenas admiradas pela sua beleza, seu belo canto e seus hábitos bem naturais. Um dos exemplos é a espécime de codorna conhecida como codorna amarela.
Vinda da família de aves tinamiforme da família Tinamidae, a codorna amarela é uma das espécimes mais livres de codorna do mundo. Ela pode sim ser criada em ambientes controlados, mas a preferência é para uma criação livre, no meio ambiente, onde ela pode circular à vontade.

Os hábitos alimentares da codorna amarela
Há uma extrema importância da codorna amarela para o meio ambiente, em especial à cadeia alimentar de uma região. Ela se alimenta de sementes, mas também de alguns moluscos que podem se tornar verdadeiras pragas em um jardim ou uma plantação. Por isso, quando há uma superpopulação de moluscos em uma área verde, as codornas amarelas podem trabalhar bem e se alimentar melhor.
Mas uma super população de codornas também não é uma boa pedida. Como elas se alimentam de grãos, podem ser uma grande praga para determinados tipos de plantação.

Reprodução da codorna amarela
A reprodução da codorna amarela é baixa, por isso ela não é indicada para criação. Contudo, seus ovos, postos em quantidade de sete a oito por vez, são de alto valor calórico, e por isso são bem caros no mercado, que é bem escasso. Os ovos tem um visual bem interessante: possuem uma cor marrom escura, semelhante ao chocolate.
Habitat da codorna amarela
A codorna amarela costuma viver em campos, regiões altas e com clima ameno. É facilmente encontrada próximo a plantações de arroz, soja e milho pela alimentação vasta.
É uma das codornas mais dóceis do meio animal, por isso consegue viver tranquilamente com a presença humana. Pode ser criada em casas, mas desde que de forma liberta, ou ela vai ficar estressada e pode tanto morder como atacar o homem.