Características das Codornas

As codornas são aves relativamente pequenas da espécimes da família Phasianidae, que também inclui faisões, pavões e perus. Como outros membros da sua família, possuem um corpo robusto, asas curtas, arredondadas, e focinho em forma de gancho, em que a ponta da mandíbula superior pende um pouco mais

As patas das codornas são robustas e são muito usadas para a execução de outros animais, bem como para arranhar na superfície na busca de sementes e animais invertebrados para a alimentação. Comparando com outros pássaros da família de nome científico Phasianidae, as codornas são relativamente pequenas, de pescoço curto, com uma cauda curta, um bico pequeno e sem esporas nas pernas.

Características das Codornas

Codornas são aves terrestres

As codornas não são aves migratórias, são aves terrestres que habitam pastagens, matas abertas e as bordas das florestas. Elas comem frutas, sementes, brotos e folhas, bem como insetos e outros tipos de invertebrados que se deparam em seu caminho, especialmente porque possuem um costume de arranhar o chão em busca de algo. As codornas jovens preferem os invertebrados porque estão crescendo rapidamente e, portanto, precisam de uma dieta rica em proteínas.

Características das Codornas

Codorna macho e reprodução 

As aves codornas macho são mais brilhantes e ornamentadas com estruturas incomuns que são destinados a impressionar a fêmea, por exemplo, uma longa pluma. Seu comportamento também é mais imponente para para excitar suas companheiras.

A maioria das espécies de codorna têm um sistema reprodutivo monogâmico, em que os pássaros machos e fêmeas emparelham apenas para cooperar na criação. Isto é diferente de muitos outros grupos do Phasianidae, que são polígamos.

As codornas colocam seu ninho no solo, geralmente sob um arbusto ou no plano mas em um lugar escondido. Em algumas espécies de codornas, tanto do sexo feminino e dos machos os ovos, há uma cooperação mútua na criação dos filhotes. Filhotes de codorna são precoces e podem deixar o ninho logo após o nascimento, depois que seus pais o alimentam principalmente de insetos pela riqueza de proteínas.

Um comentário

  1. Evaristo says:

    Adorava receber noticias sobre novidades, formas de alimentação, reprodução, comportamentos, etc..etc..de codornas em cativeiro.

Deixe um comentário