Abate da Codorna – Quando Fazer

O abate das codornas para venda ou consumo próprio deve seguir alguns rituais para que o aspeto da ave esteja mais agradável para consumo. A primeira dica é que as penas não seja retiradas logo após se abater a ave, mas um pouco depois. Retirar as penas logo de início vai fazer com que a ave não fique com um aspeto agradável, já que a pele tende a sair junto e pode não ser agradável a mesa. Também vai diminuir os ganhos do criador de codornas no peso.

A retirada das penas da codorna deve ser feito quando elas esfriarem para facilitar a tarefa. Pode ser uma hora depois ou menos. Isso vai facilitar o trabalho do criador também, pois as penas vão sair um pouco mais fáceis depois que a ave estiver com o sangue frio.

Abate da Codorna

Como abater uma codorna

O melhor método para o abate de codornas segue alguns passos. O criador deve segurar a ave pelos pés e golpear sua cabeça com um pedaço de madeira. A morte é instantânea e ela não irá sofrer e nem desperdiçar sangue. Depois é só colocar a ave de lado e esperar que esfrie. Todas as aves silvestres são mais simples de retirar o pelo quando o sangue está frio.

Abate da Codorna

Depenação da codorna

O criador de codornas pode usar uma máquina para depenação ou fazer o processo com as mãos. Vai depender de sua capacidade de investimento na criação. Uma máquina pode custar mais de R$ 2 mil mas otimizará a produção e deixará a venda mais rápida. O processo de depenar uma a uma as aves é recomendado para aqueles criadores de pouca quantidade, que o fazem para consumo próprio pelo valor nutricional da ave.

O depenador de codornas funciona da mesma forma que um depenador de galinhas, a nível industrial. O processo é feito em menos de um minuto e é mais recomendado pelo nível de perfeição do resultado.

6 Comentários

  1. roque says:

    estou criado codornas e gostaria de saber como prevenir doenças e quais a prevenção que devemos ter a saude do ser humano

  2. Fabricio de Oliveira says:

    Estou querendo criar codorna p/ o abate e não sei por onde começar, por favor, mim ajude.

  3. jarlei says:

    ola estou comosando acriar codornas domesticas e nao tenho noçao de espaço vc pode me ajudar por fazor quantas por metro quadrado

  4. Geraldo says:

    Boa tade,
    Estou iniciando a criação de codornas e gostaria de saber qual o método mais eficiente para abater as codornas.

    Att.

  5. Jonivaldo Ferreira says:

    Bom dia!
    Estou precisando de fornecedor de codorna congelada que tenha permissão para vender para outros estados.
    Podem me informar onde consigo?

Deixe um comentário