A codorna voa?

 

A codorna ou mesmo o codorniz nada mais é do que uma ave galiforme, que é bem semelhante as perdizes porém bem menores. Em inglês costumam ser chamadas de quail, e existem no mundo duzentas espécies de aves de gêneros da Coturnix e Colinus são chamadas de “codornas”.

A codorna considerada mais comum é em estado selvagem que podem ser encontradas em campos e também terras que são aráveis em grandes partes da Eurásia e África, é a Coturnix coturnix. Os animais pesam o equivalente a 110 gramas e tem 19 centímetros de comprimento.

Estes animaizinhos fazem o seu ninho no chão depositando o equivalente a 6 e 18 ovos de 10 gramas cada um deles, estes que levam em torno de 16 a 18 dias para chocar. Estes animais apesar de não terem uma vida muito saudável passando o tempo todo se alimentando possuem asas grandes e voam bem, sendo até mesmo ser uma ave migratória, o que é o inverso de aves mais comuns. Os animais costumam relutar a voar quando são ameaçadas e preferem se encolher e também rastejar para longe. As aves mesmo que espantadas voam de forma imediata para onde possam se esconder. Para se ter uma idéia as codornas europeias podem passar o inverno na África que é um lugar mais quente.

As codornas orientais e domésticas possuem um peso médio de 100 gramas, o que normalmente se reproduzem na Manchúria, sudeste da Sibéria e norte do japão, passando o inverno no Sul do Japão que é um pouco mais quente. Além de coréia do sul e China. As aves foram levadas da China e da Coréiap ara o Japão no século XI, sendo assim originalmente criada como uma ave canora. Com o tempo e uma criação sistemática bem como comercial começando a acontecer a partir do século XIX. Estas aves descendem de todas as codornas domésticas que existem no ocidente e vieram a partir dos anos 50.

Os animais criados em cativeiro possuem a capacidade de por ovos de 45 a 60 dias e se tornam bem maiores e também mais produtivas do que as codornas selvagens.

7 Comentários

  1. HELOISA says:

    BOM DIA!!!COM QTOS MESES A CODORNA COMEÇA A VOAR, OU DIAS, NÃO SEI!!OBRIGADA…HELOISA.

  2. eloisa medeiros says:

    solta uma e ve se não voar solte as outras

  3. Alberto says:

    Poxa esse bicho voa fiquei bobo !!!

  4. Leoh says:

    Pura judiacao e ganancaia preder esta criatura

  5. Leoh says:

    Pura judiação e ganância prender, explorar e matar esta criatura.

  6. Eliza Santos Faganello says:

    Anos atrás apareceu uma codorno no quarto de meu filho, era um apto térreo mas não havia como ela ter vindo da rua. Ficou conosco, solta em casa, alguns meses, era novinha, chamava Goiaba, estava bem mansinha, nem as gatas mexiam com ela. Começou a botar, umas duas semanas se foi da mesma forma que veio: não vimos chegar nem partir… espero que tenha encontrado o caminho dela. Fico feliz em saber que elas voam alto.

Deixe um comentário