Vacinas obrigatórias para codornas de uma criação com fins comerciais

A limpeza e higiene devem ser altamente rigorosas no início e durante a criação das codornas. Não somente os galpões e gaiolas devem estar limpos, mas também as mãos da pessoa que maneja com os animais. A limpeza evitará doenças e a concentração de umidade, pois são aves sensíveis e não sobrevivem ao frio, nem se dão bem ao extremo calor, preferem temperatura estável em torno dos 23 a 25ºC.

vacinas para codornas

A prevenção de doenças está relacionada a muitos pontos nacriação de codornas: nas limpezas das gaiolas, bebedouros, comedouros, no recolhimento diário das fezes das aves e também na vacinação e vermifugação dos animais. As codornas devem ser vacinadas contra as doenças de Newcastle e Coriza Aviária, as mais importantes.

Dosagem das vacinas para codornas

A vacinação contra a doença de Newcastle deve ser feita a primeira dose aos 21 dias de vida da ave, via ocular, pondo uma gota em cada olho. A segunda dose deve ser ministrada aos 45 dias de idade com uma injeção de 0,5 ml subcutânea na parte do peito.

Contra a Coriza aviária a primeira dose é dada os 28 dias de vida, sendo injetada no músculo do peito. E a segunda dose aos 45 dias com uma injeção subcutânea.

Vermifugação das codornas

A vermifugação por outro lado é feita junto a ração das codornas, com medicamentos à base de mebendazole. Aos 30 dias de vida e repetir novamente após três semanas. A dosagem da vermifugação é duas vezes maior do que a recomendada para galinhas.

A vacinação é algo extremamente importante que deve ser feito pelo criador, pois a doença como a Newcastle não tem cura, somente prevenção, uma vez a ave contaminada deve ser sacrificada. A vacinação impede prejuízos ao criador, evitando a perda de aves o ganho de multas pelos órgãos que fiscalizam a produção.

12 Comentários

  1. Antonio says:

    onde compro vacina para codornas, em sao paulo

  2. Leandro says:

    Pode ser nessas casas de ração que vendem animais, a vacina para codorna é a mesma para pintinhos de 1 dia.

  3. Lucia Nazario says:

    Esto tentando a criação mas to tendo difecodades

  4. A criação de codorna e otema

  5. Pois; eu tenho codornas mas nunca as vacinei, elas devem ter volta dos 100 dias, já botaram uns cem ovos, ainda vou a tempo de as vacinar? agradeço resposta.

  6. rafael rodrigues says:

    eu tem uma criaçao e queria saber qual e a vacina que e pra da quando ela mace

  7. ana lopes says:

    Ola gostaria de saber se a codorna vascinada pode ser comsumido os ovos

  8. Adriano Ferreira says:

    ola estou tendo dificuldade de encontra as vacinas em Mg QUAL SERIA O NOME DA VACINA ONDE COMPRO? ATRAVÉS DO MERCADO LIVRE DA PRA COMPRAR?

  9. maurilio sousa says:

    ola tenho cerca de 100 codornas morreram 4 elas estao moadas o anos delas so ficam escorrendo cecressao qual vacina eu posso da alguem pode me orientar meu telefone e 31 94966533 e da tim obridodo

  10. rafael says:

    quau o nome da vacina que tenho quedar para élas no olho

  11. marcelo caetano says:

    bom dia tenho muita vontade de criar codornas para comercializar ovos ,me oriente por favor como começar me indica um lugar para eu fazer um curso

  12. onde fazer um curso sobre como criar

Deixe um comentário