Usar o Esterco Em Uma Criação de Codornas

Uma das formas de lucrar em sua criação de codornas é fazendo um esterco com os restos dos dejetos. As aves reprodutoras, as poedeiras e as aves destinadas para o engorda deverão ser limpas a cada dois dias. Estes restos podem gerar um esterco muito nutritivo para plantas em jardinagem e pode ser usado ou vendido. O esterco de codorna é considerado por alguns plantadores mais ricos que o de vaca ou cavalo, por isso é uma ótima pedida para aproveitar mais uma etapa da criação de codornas.

Para fazer o esterco de codorna, os restos dos animais em suas gaiolas devem ser colocados e conservados em lugar seco, em um tipo de esterqueira, para serem curtidos. O esterco de codornas possui uma enorme utilidade em hortas, jardins, pomares e uma diversos outros tipos de plantações por sua ampla riqueza de nitrogênio. Este é um dos compostos que mais ajuda as plantas em seu florescimento, crescendo com saúde e gerando frutos saudáveis.

esterco de codorna

Comercializar o esterco de codorna

Quando seco o esterco de codorna pode ser usado ou vendido em sacos, como esterco de porco, cavalo, vaca ou galinha. A maioria dos criadores vende os pacotes em peso de 1 ou 5 quilos, sendo recomendado vender em pacotes maiores caso os fornecedores sejam grandes criações de codorna.

Uma criação com mais de cinquenta aves pode gerar mais de cinco quilos de esterco por dia. Contudo, é preciso uma grande quantidade de aves para gerar uma produção larga de esterco. O melhor é optar por se focar apenas em criar aves e usar os ganhos do esterco como um adicional na criação.

Antes deste esterco seja usado é preciso colocar o adubo na areia por ao menos dez dias. Depois deste período deve ser mexido mais um pouco e colocar nas plantas como qualquer outro esterco.

7 Comentários

  1. mariluce says:

    adorei este sait mais gostaria de saber se as fezes das codorna pode prejudicar a saude dos humanos

  2. Anaides says:

    Quanto tempo temos de curtir o esterco de aves,e com?Ao ar livre e seco ou molhado,ou seco e fechado to juntando das gaiolas,numa sacola e quando coloquei em algumas plantas as matou,quero pra vasos de hortaliças e flores,deixa pramim algum parecer por favor.Obrigada

  3. Anaides says:

    Ah!tá por 10 dias na areia e seco?

  4. joao maris says:

    Quero criar codorna,mas nao sei como comecar

  5. EDSON says:

    OLHA A INFORMAÇAO SOBRE O ESTERCO NÃO TÁ CLARO,POIS SECANDO A FEZES AI FICA PAREÇENDO ISTERCO,MAIS AO MOLHAR,ENCHE DE BIXO DE NOVO,ESTES BIXOS NÃO FAZ MAL AS PLANTAS?

  6. Alex Sandro says:

    Pegando carona na pergunta do Edson, esses bichos que deu nas fezes molhada altera ou não o desenvolvimento das plantas, ou a colocação com a areia/terra preta, elimina os bichos?

    Estou cultivando o esterco para venda!
    Obrigado!

Deixe um comentário