Temperatura Ideal Para Criar Codornas

Em teoria uma codorna pode viver em qualquer ambiente. São aves relativamente resistentes a baixas de temperatura, gaiolas precárias e até serem criadas em ambientes sujos. Podem não crescer as aves mais saudáveis do mundo, mas ao menos elas vão viver bem e por seu período de vida estimado se forem ao menos alimentadas e tiverem água em sua disposição todos os dias. Contudo, criadas das formas descritas acima elas não servem para fins comerciais.

Um ambiente agradável para o crescimento da codorna é importante e um dos fatores que influencia nisso é a temperatura. Limpeza, ração constante e troca de água são cruciais, mas a temperatura vai influenciar bastante na criação de codornas para fins comerciais. Uma codorna deve viver em um ambiente ameno, com temperatura média de 24 graus. Logo, cidades com climas tropicais constantes como as cidades do Nordeste são a melhor pedida para começar uma criação de codornas. 

codorna

Os maiores inimigos de uma criação de codornas é a alta temperatura. No verão, com ondas de calor, os criadores passam por maus bocados porque precisam controlar a temperatura no ambiente para assim ajudar a ave a se manter produtiva. A alta da temperatura deixa os animais menos produtivos na colocação de ovos e altera seu sistema de alimentação, comendo menos e bebendo mais água. Logo, seu peso se altera e o valor por ave vai diminuir.

Como o criador pode ajudar suas aves em períodos quentes

Em tempos de verão intenso e ondas de calor os criadores andam sendo bastante criativos para manter a temperatura constante para a ave. Irrigadores de jardinagem podem ser usados para molhar apenas os corredores e ajudar a ave a se refrescar entre as gaiolas. Um ambiente úmido artificialmente pode diminuir bastante a temperatura ambiente e ajudar sua criação de codornas.

Ambientes mais abertos e ventilados artificialmente podem ajudar a ave a se manter fresca. Contudo, retirar a luz do sol do ambiente não é recomendado para a saúde das aves.

3 Comentários

  1. salomao tani says:

    gostaria de saber qual tipo de codorna e recomendável para cria em maceio alagoas nordeste?

  2. Ricardo Bertolino says:

    Boa noite.
    Coloquei ovos de codornas para chocar,e não sabia deste detalhe que não devia deixar os ovos sem mexer por 7 dias.minha chocadeira esta fazendo a viragem dos ovos desde que coloquei para chocar.Sera que vai haver algum problema na encubação?
    fico aguardando por uma resposta.Obrigado

  3. Ricardo Bertolino says:

    Favor envia resposta pelo meu E-mail

Deixe um comentário