Reprodução das Codornas

Para ter uma boa reprodução de codornas e assim garantir uma boa criação, o dono deve ter alguns cuidados. Um deles é unir o macho e a fêmea da ave semanalmente. As fêmeas voltadas à reprodução precisam estar separadas dos demais animais. Um macho pode ficar com até três fêmeas em uma gaiola e semanalmente o macho deve ser trocado para aumentar o ritmo de produção de novos ovos e assim, novas codornas.

Reprodução das Codornas

Parentesco e cruzamento

As codornas são animais extremamente sensíveis a laços sanguíneos. Recomenda-se que não se una parentes em uma mesma gaiola, pois estas aves são muito propensas a problemas genéticos. Os cruzamentos entre machos e fêmeas da mesma família potencializam os efeitos defeitos genéticos e os ovos podem nascer desde inférteis até aves com problemas de formação.

Incubação dos ovos

A melhor forma de encubar os ovos para garantir um número alto de ovos férteis é em uma incubadeira. Isso porque este método garante quase 100% de fertilização e aproveitamento da ave.

Algumas pessoas costumam usar pombos ou galinhas para encubar os ovos, mas não é um método de excelente aproveitamento das aves. O melhor mesmo é usar uma incubadeira, que garante uma temperatura ideal e um maior aproveitamento, potencializando o lucro do criador de codornas.

Reprodução das Codornas

Manejo das novas aves de codorna

Depois de 24 horas de haver acontecido a eclosão dos ovos, os pintinhos devem ser separados e colocados em uma gaiola com temperatura amena de 38 graus, água e comida à vontade. A gaiola deve ser forrada com papel ao menos nos primeiros dias de vida para garantir uma melhor temperatura para a ave e assim aumentar a garantia de sobrevivência.

Para diminuir o risco de doenças, os pequenos animais devem ser alimentados com ração nova todos os dias. A água deve ser trocada ao menos duas vezes ao dia e os medicamentos necessários devem ser ministrados durante este período.

3 Comentários

  1. ranilson says:

    eu gostaria de saber mais sobre a criação de codornas

  2. marcos aguiar says:

    estou adorando tudo que já li, mais ainda tenho algumas duvidas.

  3. marta teresinha parreira says:

    gostaria de saber quantos meses a codorna leva para estar pronta para chocar

Deixe um comentário