Passo a passo de uma criação de codorna

Antes de aprender como criar uma codorna, é importante entender para quê elas servem. Em primeiro momento, todos sabem que são ótimas produtoras de ovos, que são aqueles pequenos vendidos na feira livre e que são dados como saborosos e afrodisíacos, mas não é apenas isto, as codornas também possuem bastante carne, tanto quanto o frango, e também é dada como saborosa. Sendo assim, para você que esta pensando em criar codornas, mas ainda não sabe como, veja agora um passo a passo de como criá-las.

Passo a passo

Em primeiro momento é necessário analisar se você terá espaço o suficiente para criá-las, visto que são aves crescem muito rápido, em poucas semanas já podem atingir seu peso adulto, é necessário que se tenha um espaço livre para elas circularem, assim como também para botar os ovos.

Agora chegou a hora de fazer uma pesquisa para verificar se há mercado onde você deseja criá-las, assim como também se já não há criadores o suficiente na região, para que todo o seu tempo e trabalho não sejam jogados fora. Caso os primeiros passos tenham sido cumpridos e estejam corretos, siga o seguinte:

1-      Compre aves de criadores corretos, sendo que o que é mais conhecido é o Coturniz. O ideal para o ínicio é a quantidade de 1 macho para 3 fêmeas.

2-      Agora que você já tem o espaço reservado, lembre-se que é possível que seja necessário que este seja aumentado, pois elas produzem com grande facilidade. O local necessita ser arejado, claro, e sem correntes de ar e sol forte, uma opção de local ideal seria um galpão, por exemplo que seja coberto com telhas de barro.

3-      Elas podem ser criadas de duas formas, a primeira e que promove um menor custo, assim como também tecnologia seria a solta sobre camas, que as aves ficam soltas em cima de um material que é absorvente. E também em gaiolas, que faz com que o manuseio delas sejam mais fácil e elas acabam por ocupar menos espaço, sendo que é possível encontrar diversos modelos em lojas de produtos agropecuários.

4-      A alimentação é a base de ração especifica para os 15 primeiros dias, a ração de crescimento que é até o 50° dia de vida delas e a ração de postura. Assim como deve haver água limpa e em abundância para elas.

5-      O acasalamento deve ser feito quando se coloca o macho na gaiola da fêmea por um período de 12 horas, e então deve-se deixá-lo isolado por 24 horas, e então ser colocado na gaiola de outra fêmea.

6-      E por último mas não menos importante, manter sempre as vacinas em dia, para diminuir o risco de contrair doenças.

3 Comentários

  1. Luis Nicolau says:

    Qual a temperatura ideal da criadeira após as codornizes nascerem? Ou seja, quando saem da chocadeira.

  2. Dicodornas says:

    Estou pensando em criar para fins comerciais e não tenho nenhuma experiência.
    h

  3. Biancosa says:

    Extremo maltrato com as codornas. Pensam nelas apenas como uma mercadoria. Deveriam dar mais carinho para elas em vez de criar codornas em massa apenas para conseguir dinheiro. Seus diabos!

Deixe um comentário