O acasalamento de codornas

O primeiro acasalamento de codornas deve ser realizado quando elas atingem a sua maturidade sexual, quando os machos  por exemplo estiverem com 45 dias de idade, e as fêmeas também começarem a iniciar a sua postura ou mesmo 15 dias depois das fêmeas começarem a sua postura que nas regiões mais quentes por exemplo, ocorrem por exemplo aos 45 ou 50 dias de idade e também em lugares mais frios entre 55 a 65 dias.

Para que o acasalamento dos animais possa acontecer é necessário que se leve o macho ás gaiolas de forma individual das fêmeas ou mesmo na proporção de um macho para cada 2 ou 3 fêmeas, ficando em gaiolas coletivas.

Logo em seguida o acasalamento acontece e os machos deverão ser retirados das gaiolas em 5 minutos depois de ter acontecido o coito. Isto deverá acontecer no turno da manhã. As fêmeas costumam rejeitar os machos em algumas horas antes de botar os ovos.

Procure como dica aproveitar para a reprodução os ovos apenas que são postos pelas codornas a partir de 10 idas após o acasalamento, para que se tenha certeza que eles estão fertilizados. A fertilidade de um macho pode durar até três anos.

A inseminação artificial é um método bastante comum

É um método de reprodução que apresenta várias vantagens, entre as que podem conceder um alto índice de inseminações positivas. Com isto é necessário que a seleção dos machos neste caso seja bem mais rigorosa do que as empregadas durante o acasalamento natural, deve se aproveitar ao máximo do sêmem de um só macho para uma grande quantidade de fêmeas, as suas qualidades genéticas boas ou más devem ser transmitidas para seus descendentes, o que poderá melhorar a produtividade ou mesmo quando o macho for considerado de qualidade inferior, poderá baixar o padrão zootécnico do mesmo plantel. Suas características negativas devem ser passadas para todos os seus filhos e descendentes.

Desta forma será possível se ter uma boa fertilização e também contar com uma boa criação de codornas, que certamente irão lhe dar muito lucro caso sejam criadas em sua casa para venda.

11 Comentários

  1. amarildo says:

    boa tarde
    APÓS O MACHO CRUSAR COM A FEMIA, ELA FICA FERTIL SEMPRE?
    DE QUANTO EM QUANOS DIAS DEVO COLOCAR O MACHO COM A FEMIA

    OBRIGADO

  2. maria says:

    queria saber se tem como deixar 4 femea cam 1 macho so em um galpao de am quadrado de 60por60 todo na simento e anda nao estao reproduzunda ainda o que faco???????????????

  3. Marcone says:

    Quando o macho cruzar a femia fica fertiu quanto tempo ou quantos ovos. outra coisa tenho uma femea de codornao muito grande pare que omacho tem medo dela sera que vai cruzar

  4. Ricardo says:

    A codorna não precisa do macho para colocar ovo?

  5. sergio says:

    Como se faz a inseminação artificial ??

  6. Locas says:

    Como saber se o macho esta cruzando co a femea tem 6 um macho e 5 femeas o macho ja levantou a postura as femeas não e eu nunca vi eles cruzarem me tira essa dúvida por favor ???

  7. Ray says:

    Depois que a codorna e fertilisada demora quanto tempo para juntar o macho outra vez ?

  8. Ray says:

    Gostei das dicas gostaria sempre de resseber mais dicas

  9. Willian says:

    Quando o macho cruzar a femia fica fertiu quanto tempo ou quantos ovos. outra coisa tenho uma femea de codornao muito grande pare que omacho tem medo dela sera que vai cruzar

  10. Willian says:

    Quando o macho cruzar a femia fica fertiu quanto tempo ou quantos ovos. outra coisa tenho uma femea de codornao muito grande pare que omacho tem medo dela sera que vai cruzar .obrigado

Deixe um comentário