Misturar codornas com outra ave pode em uma criação?

Apesar de parecerem aves agressivas quando em um ambiente agitado, as codornas são aves dóceis e amigas do dono. De fato não vão se dar bem como animais domésticos e possuem um nível de inteligência baixíssimo para aprendizado de costumes. Entendem apenas o básico de sua sobrevivência como proteger-se e não de uma forma muito eficiente e se alimentar, mas não são animais costumeiramente agressivos.

Em uma criação de codornas costuma-se incentivar o dono a criar um espaço apenas para esta ave, mas não porque ela possa brigar pelo território. Isso acontece porque desta forma há uma melhor otimização do espaço, deixando a ave com total liberdade para se alimentar de sua ração especial para engorda e colocar seus ovos.

Dividindo a gaiola com outras aves como as galinhas, a alimentação pode não ser a adequada porque o animal vai comer tanto a sua como outras rações, e isso vai prejudicar seu período de engorda e sua nutrição, o que pode gerar um valor mais baixo por ave em quilo na venda da carne.

criação de codornas

Codorna pode conviver com outras aves

Um criador de codornas doméstico pode criar mais de uma ave sem qualquer problema em um mesmo espaço. Já foram vistas codornas e rolinhas e codornas e galinhas em uma mesma gaiola sem qualquer problema. A alimentação da codorna com as demais aves, por mais que não seja a ideal, não vai prejudicar seu crescimento e maturação. Apenas vai render uma quantidade menor de carne, o que vai gerar menor lucro para o criador caso os fins sejam comerciais.

Um grande problema que o criador pode enfrentar em uma criação de codornas em conjunto com outras aves é apenas na colocação de ovos. As próprias codornas tendem a destruir seus ovos pisado e não fazem ninhos como os demais pássaros como piriquitos, por isso é preciso que a gaiola tenha uma declinação para uma parte externa, para que o criador venha e retire o ovo sem qualquer problema.

7 Comentários

  1. gostaria de saber se posso criar codornas no quintal junto com garnizés?
    ganhei 1 casal de codornas e tenho 15 garnizés,e tenho um espaço livre de 100 metros quadrados,onde estes ficam soltos…posso junta-los?
    fiquei com muita dó de deixa-los na gaiola,mas meu marido disse que elas vão fugir se eu colocar lá…me ajudem por favor com essa informação…desde ja muito obrigada miriam

    • dyego says:

      Ola, lamento em informar mais acredito que se vc fazer isso suas codornas vão fugir, vc teria que cortar as asas e ainda corre o risco dos garnizes atacarem elas, pois os que eu tenho aqui batem ate em pombas

  2. Larissa says:

    Bom gostei bastante da explicação pois me ajudou muito referente as informações necessárias eu precisava

  3. Dimas says:

    posso criar codornas japonesas e europeias no mesmo viveiro ou isso pode atrapalhar a colocação dos ovos de uma das espécies ?

  4. Dimas says:

    posso criar codornas japonesas e europeias no mesmo viveiro ou isso pode atrapalhar a colocação dos ovos de uma das espécies ??

  5. joao jose de castro says:

    cada qual no se quadrado , nao devemos misturar porque sao especies diferentes ,galinha bota em ninho e codorna nao tem este mesmo modo entao vai quebrar os ovos ok galela tem de colocar na gaiola seu habitar natural

  6. joao jose de castro says:

    dimas seria bom voce separar devido as especies nao tem problema colocar juntas nao mais seria mais viavel colocar suas especies juntas de japonesas ,ate porque se colocar juntas nao atrapalha a outra nao mais o rendimento seria outro é incrivel

Deixe um comentário