Criar codorna solta para revenda funciona?

Quando o objetivo é criar codornas visando a obtenção de lucros, é necessário observar alguns pontos específicos como a raça das codornas que está criando, como a forma como você as alimenta, o lugar onde estão sendo criadas e muitos outros detalhes mais específicos. Quanto à raça, as principais são três: a americana, a japonesa e a européia. Para fins lucrativos, as preferidas dos criadores brasileiros são as da raça japonesa.

codorna

Outro ponto importante a observar quando pensar um criar codornas para fins lucrativos é a forma de alimentá-las. O quilo da ração pode ultrapassar R$ 1,30 e uma criação de médio a grande porte necessita de cerca de 2000 quilos. Isso resulta em R$ 2,600. Mas a pior parte não é essa, é que as rações industrializadas possuem nitro em seus componentes e isso atrapalha a reprodução desses animais, por esse motivo é recomendado alimentá-las com receitas caseiras que ainda são capazes de economizar até 30%.

criar codorna

Ainda há a necessidade de investir na montagem dos galpões onde as codornas serão instaladas. Isso porque não é lucrativo criá-las soltas e você vai entender o porquê. Um dos pontos é que as codornas de raças diferentes não podem se cruzar, pois resultam em animais mais fracos ou deficientes.

Além disso é necessário separar também os animais com grau de parentesco direto, pois também geram animais deficientes, com problemas de crescimento e reprodutivos ou até mesmo inférteis.

Com base nas experiências de outros criadores, é possível concluir que realmente as criações “livres” não costumam dar muito certo para o lado financeiro. Isso acontece justamente porque as espécies acabam cruzando descontroladamente e gerando outros animais com deficiências e improdutivos, assim só gerando dor de cabeça e gastos.

Por esse motivo, se você pretende começar a sua criação de codornas visando o lucro, não esqueça de fazer um planejamento bem detalhado, pois os custos podem ultrapassar o que era esperado. 

17 Comentários

  1. Azarias Furquim de Arruda says:

    Qual é o custo de fazer ração caseira p/ codorna em cativeiro?

    • gilson de jesus says:

      caro colegas tenho codornas, so que a racao esta muito caro, gostaria que vossa senhoria me enviass a receita caseira,para inicial, crescimento, postura, e engorda,me envie esta racao caseira, e me envie
      pelo meu email. [email protected]

      fico muito crato

  2. JOSE DILVANE DE FIGUEIREDO says:

    sou produtor rural e gostaria de receber em papel timbrado da empresa o orçamento de 12500 codornas japonesas e se possivel tambem orçamento das gaiolas usadas ou novas para alojamento das mesmas.
    orçamento para efeito de financiamento do credito rural.

  3. Luiz carlos says:

    Queria saber onde consigo comprar maquinas para fazer debicagem de aves?

  4. Luiz carlos says:

    estou começando uma criação de codornas

  5. Mendes Cbeleleireiro says:

    gostaria de criar codorna qual o primeiro passo?
    Att:
    Mendes

  6. gonzalo says:

    Estou começando a criar codornas e gostaria de saber se alguém tem a receita para fazer ração caseira. Acredito sim que e bem melhor que as industrializadas.
    Agradeço quem possa me ajudar

    Poderíamos ter uma boa parceria.

  7. diogo says:

    bom dia amigo vou começar criar codorna aqui na minha chacara preciso saber de você se para carne o codornão seria a melhor pra eu criar quero comprar maquinarios chocadeira e baterias enfim equipamentos necesario para começar a criar de inicio vou começar com 5.000 unidades você pode me dar umas ideias e me orientar também preciso saber preço da ração nos dias de hoje e qual alimento alternativo posso dar para as codornas ou folhas ou frutas porque assim podemos plantar para diminuir gastos ok aguardo contato

  8. joao eudes says:

    gostaria de comprar uma depenadeira. poderia ser ater uma manuau. por conta da minhas condições finaceira ater pq to começando abater agora e é poucas ainda…

  9. José says:

    Caros colegas gostaria de saber como faço pra saber se o ovo foi fecundad

  10. azenete silva says:

    gostaria de saber onde posso compra codornas e o valor.
    morro em brasilia

    muito obrigada.

  11. maria claudia says:

    Gostaria se possível o senhor me enviasse a receita caseira , para a ração inicial, crescimento, postura, e engorda para as codornas desde já agradeço a atenção.

  12. gilmar pereira da costa says:

    Gostaria de saber onde posso comprar máquina para debicagem?

  13. marcos says:

    Queria saber onde posso encontrar ovos da raça “codorna amarela” ?? Já procurei muito e não encontrei.

  14. Cledson Fernando says:

    Como fazer ração de codorna

    Para que as suas codornas sejam saudáveis e rentáveis, a dieta precisa ser rica em proteínas que além de mantê-los saudáveis, melhoram a qualidade dos ovos. As rações caseiras podem ser a base de jiló e ovos. Porém, as codornas não costuma gostar muito desses alimentos. Logo, para fazê-las comer é recomendável que misture-os com alpiste, grãos de soja e leite de soja em pó.

    A proteína isolada também é recomendável para reduzir o colesterol das aves e aumentar a qualidade dos ovos, porém é um pouco caro. Flor de pimenta e casca de ovos moída também são bons ingredientes para serem misturados aos ingredientes já ditos. Triture bem, pois quanto menores e mais misturados, maior a probabilidade das suas codornas aceitarem bem o alimento.

    * Informação abaixo adicionada em: 13/08/2014

    Para Ração INICIAL – ingredientes “em % – porcetagem”

    Milho – 57,70
    Farelo de Soja – 30,50
    Farelo de Trigo – 8,00
    Calcário – 0,70
    Fosfato bicálcio – 1,90
    Sal – 0,30
    Suplemento Mineral e Vitamínico # – 0,50
    DL. Metionina – 0,10
    Lisina – 0,30
    *Juntando e misturando tudo vai totalizar os 100% da composição da ração.

    Para Ração de POSTURA – ingredientes “em % – porcetagem”

    Milho – 63,40
    Farelo de Soja – 27,50
    Farelo de Trigo – NADA
    Calcário – 5,00
    Fosfato bicálcio – 2,70
    Sal – 0,40
    Suplemento Mineral e Vitamínico # – 0,50
    DL. Metionina – 0,20
    Lisina – 0,30
    *Juntando e misturando tudo vai totalizar os 100% da composição da ração.

    Para formular a ração na sua propriedade o criador deve estar atento a aspectos básicos como:

    Conhecer exigências nutricionais de cada fase de criação.
    Ter pleno conhecimento das tabelas de composição nutricionais dos alimentos, podendo assim lançar mão de substitutos, caso haja necessidade.
    Ter pleno conhecimento dos fatores econômicos de todo o processo da produção de ração.
    Aspectos importantes e determinantes na VIABILIDADE DA FABRICAÇÃO NA PROPRIEDADE:

    Número de aves suficiente e que compense a compra de grandes volumes de ingredientes, assim como a construção e de instalações próprias para armazenamento e preparo, compra de equipamentos (trituradores, misturadores, balanças, etc). Um possível associação entre criadores pode viabilizar coletivamente assim barateando os custos de produção.
    Possuir uma fonte segura e barata de ingredientes, adquiridos de pessoas ou empresas idôneas, descartando assim adquirir misturas, adulteração ou algum agente contaminante.
    Essencial a presença de um bom nutricionista na região com experiência comprovada.
    Cuidados Fundamentais no preparo da ração:

    Pesagem dos ingredientes com absoluta exatidão: Em nossa recomendação, seria pela ordem: sal, calcário, fosfato bicálcico, suplemento mineral e vitamínico, metionina e lisina,colocados separadamente em sacos ou tambores. Não fazer a “pré-mistura”, pois o sal não deve ficar em contato com o suplemento. Pesar os demais ingredientes ( milho, farelo de soja, e farelo de trigo).
    Sequência correta de adição dos ingredientes no misturador: 1/3 a 1/2 do ingrediente de maior quantidade – Milho. Adicionar o sal, calcário, fosfato, suplemento, metionina, lisina e qualquer outro aditivo que achar/for necessário (vermífugo por exemplo). Depois adicionar o farelo de soja e trigo.
    Tempo de Mistura: Em misturadores verticais de uma rosca, de 12 a 15 minutos, com duas roscas, de 6 a 9 minutos, e em misturadores horizontais, o tempo é menor, de 4 a 5 minutos.Observação: Não armazenar a ração pronta por mais de 30 dias, pois corre o risco de deterioração e oxidação de vitaminas.

  15. Fernando says:

    Qual o preço de 300 codornas americanas para Brumado BA?

Deixe um comentário