Como saber que uma codorna está doente

 

Quando os criadores estão iniciando uma criação de aves, uma das principais preocupações está relacionada ao fato dos animais contraírem alguma doença. Por mais que se tome as decidas precauções, algumas vezes este tipo de situação acaba saindo do controle. Mesmo assim, é muito importante que todas os criadores tomem muito cuidado na hora de criarem as aves, ainda mais aquelas que são as mais frágeis, que são as codornas.

Para identificar se existe alguma codorna que está doente no meio da criação, é necessário prestar atenção no comportamento da ave em relação as demais. Geralmente as codornas que estão doentes no início ficam mais quietas do que as demais, além de não se aproximar muito do local onde fica a comida e nem a água. Existem alguns casos que as aves podem acabar colocando ovos com algum tipo de defeito. Portanto, é fundamental que os criadores prestem atenção nestes detalhes para saber se existe alguma ave doente.

Como evitar que as aves fiquem doentes

É importante que os criadores sigam a risca as receitas de vacina dadas pelos veterinários para as codornas. São duas vacinas que devem ser dadas contra duas das principais doenças que podem ser dadas neste tipo de ave que é a doença de Newcastle e Coriza. A primeira dose da vacina para a doença de Newcastle deve ser dada aos 21 dias de idade, enquanto que a segunda dose que pode ser dada aos 45 dia de idade.

Já a vacina contra a doença da Coriza, a primeira dose que deve ser dada é aos 28 dias de idade, sendo e a segunda dose também deve ser dada aos 45 dias de idade.

Um outro problema que pode acontecer com as codornas são os ataques de vermes que acontecem frequentemente. Portanto, é fundamental que as pessoas façam corretamente a vermifugação. Isso deve ser feito pela primeira vez quando as codornas tiverem 30 dias de idade, sendo que isso deve ser feito através da ração, com drogas à base de mebendazole. Repetir a medicação 3 semanas após.

9 Comentários

  1. Tenho uma codorna há 32 dias, não sei se é macho ou femea. Preciso de ajuda pq ela estar com caspa, não sei com Combater. Alguem pode me ajuda?

  2. luana says:

    Eu tenho uma codorna que está se bicando que está até saindo sangue isso é normal?

  3. Gilmar says:

    Minhas codornas estão ficano fracas e morreno uqui faser
    Meus filhotes estão morreno com 15 a 20 dias de nasido uque faser

  4. Neide says:

    Minha codorna está sagrado pelo reto que devo fazer

  5. Devanira says:

    Eu tenho uma codorna que tem um caroço no pescoço o que fazer

  6. Devanira says:

    Eu tenho uma codorna que tem um caroço no pescoço o que fazer sou Devanira obrigada

  7. Rosemeire says:

    tenho uma duvida .por favor me ajude.Elas estao com o dorso ficando pelado (sem penas ) Que será, pode me ajudar.Grata Rose

  8. Jose says:

    Por gentileza tenho uma pequena criação de codornas, as vezes tem uma morte no lote, elas deitam e ficam se debatendo virando o pescoço para trás o que posso fazer

Deixe um comentário