Como produzir codornas com qualidade

A codorna é um animal muito popular na gastronomia do nosso país. a criação dessas aves é muito simples e não precisa de tantos artefatos. Apesar de a sua carne ser bem apreciada e alguns bons e sofisticados pratos serem feitos com essa base, o que realmente chama a atenção são os ovos de codorna.

Eles são livremente comercializados e são servidos como petiscos maravilhosos. Apesar de fácil, como citamos, ainda assim você precisa de alguns cuidados especiais e pensamos nisso, resolvemos reunir as principais dicas para você começar bem a sua criação de codornas.

Reprodução

Primeiro saiba que esses animais reproduzem – se muito rápido, então planeje- se para ter uma criação grande em pouco tempo. Por outro lado a preocupação com espaço e gasto com alimentação não deve ser focado, pois esses animais tanto não precisam de um cativeiro muito amplo, a não ser que você realmente queira, nem precisam de uma quantidade de ração em grande escala. Você com pouco espaço poderá produzir boas codornas para comercializar.

Tipos de Criação

A criação também pode ser feita de duas formas: doméstica ou comercial. Claro que cada uma delas precisa de um direcionamento  e vamos explicar separadamente para você.

Criação doméstica – como o próprio nome diz, é a criação de codornas feita em casa, e sendo assim, sem a necessidade de um rigor técnico mais severo. Apesar de não precisar de alguns maquinários você precisa atentar para o redirecionamento dos dejetos desses animais. Mantenha sempre o seu cativeiro limpo para evitar bactérias ou algum tipo de doença transmissível por fezes, assim como evite também criar além do que o espaço comporta.

Criação comercial – nesse caso você irá criar codornas em escala produtiva. Para esse tipo de criação você precisar ter mais rigor quanto à alimentação, separação por sexo (opcional  mas caso queira controlar a reprodução é importante), idade, tamanho dos ovos, entre outros fatores que julgar importantes. Quando mais focada for sua criação mais fácil de controlá-la quando você tiver com uma grande quantidade de codornas.

Você pode criar suas codornas em galpões abertos ou fechados e isso vai depender muito do tipo de criação que você terá. Caso queira, pode começar com uma criação doméstica para pegar a prática e depois partir para o comércio, mas sempre focando na qualidade das suas aves.

14 Comentários

  1. bem em primeiro lugar fico muito grato por fazer este comentario.a criaçao de codorna alem de ser prazeroso, lidar com essas lindas aves desperta a ideia da comercializaçao,bem isso logico se alem de voce comercializar ter tambem muito cuidado com os bichinhos na hora da alimentaçao e manejo; vamos cuidar da criaçao com muita dedicaçao e carinho.fazendo assim com certeza o seu negorcio vai para frente.muito obrigado e ate o proximo encomtro.

  2. DIGIVAN says:

    eu tenho fontade de criar codorna qual e os cuidados que devo tomar

  3. caio says:

    costei muito dessa dicas q vc deu

  4. joão says:

    quero começa uma criação de codornas

  5. jau ilha says:

    Olá gostaria de saber quantas codornas posso colocar em uma gaiola de 1 metro e 20cm por 60 cm quantas macho e quantas femeas posso coloca?? desde já agradeço

  6. joao eudes says:

    eu tó começando uma criação de codorna no meu quintal. e como devo fazer para diminuir a zoada dos codornos? acho q meus vizinhos já tão se incomodando…

  7. antonio says:

    tenho algumas codornas pus pra chocar e nasceram ,so que algunas morrem após 2 ou 3 dias de nascidas, mantenho sempre limpo e com lâmpada mas não resolve ,alguma dica por favor

  8. raimundo costa says:

    como encontrar engrediente de pouca quantidade para raçao de codornas porque aqui na regiao so tem os volumes de grandes quantidades como o milho a sojo e outros gostaria de endereço de vendedores deses produtos, obrigado.

  9. rivaldo says:

    as condonas passa doença respiratorias para sa pessao que estao loge

Deixe um comentário