Como produzir codornas campeãs?

 

Por diversas vezes podemos ouvir que determinado animal ganhou um prêmio por beleza, o outro ganhou por que é o mais cimétrico em sua linhagem, e por aí vai, são diversos os prêmios criados para animais e é claro que a concorrência é grande, ou seja, o interesse em se criar os animais para que estes sejam campeães em suas categorias.

Codornas campeãs

Para quem não sabe, e que acabou de começar a sua criação de codorna, deve entender que elas podem ser campeãs de diversas formas, e a primeira poderia ser a da qualidade do ovo, por qualidade de carne, garanhão, ou seja, aquele que é melhor produtor. Hoje, por exemplo, a Vicami, por exemplo, é a campeã em qualidade de ovos, e conseguiu este título pelo fato de ser o maior incubatório brasileiro de codornas e trabalha constantemente na melhoria genética da linhagem de suas codornas.

Como criar uma codorna campeã?

Em primeiro momento, é necessário que se tenha as ferramentas corretas para esta finalidade, ou seja, aparelhos de alta tecnologia que possam proporcionar uma espécie de vida artificial de qualidade para as codornas. As codornas macho devem sempre ter a melhor ração, assim como também as fêmeas, e é claro que não podemos nos esquecer das melhores vacinas, e claro, do descanso mínimo de 24 horas antes da reprodução acontecer.

O melhoramento genético de uma codorna pode estar relacionado a pequenos quesito que são analisados através de seu DNA e então se coloca as propriedades que sejam deficientes na codorna em sua ração. O ovo para ser considerado como campeão deve preencher alguns requisitos, entre eles a cor, a dureza da casca, assim como também, é claro, a qualidade do conteúdo.

Como concorrer?

É possível que quando se decida criar codornas, exista mais de um criador na região, e esta deve ser uma competição saudável, é claro, afinal, estas competições acontecem para que os ovos e também a codorna seja sempre vendida com qualidade e com menos produtos tóxicos ou que possam ser problematicos para a saúde da população. Sendo assim, verifique nos grandes centros agropecuários de sua região, assim como também com veterinários do ramo que possam lhe dar a indicação correta de como participar.

3 Comentários

  1. HERMES says:

    QUERO CRIAR CODORNAS, E COLOCAR OS OVOS GALADOS PRA CHOCAR.

  2. Lálo Araújo says:

    Eu desejo fazer a mesma coisa que o Hermes quer fazer. Dessa forma, estou lendo bastante e gostei do conteúdo do tema.

  3. Carlos says:

    Olá bom dia!
    Gostei muito das dicas e gostaria de passar pra frente o que está acontecendo comigo e pedir a opinião de todos e se puderem resolver meu problema.
    Iniciei uma criação de codornas e conseguir chocar alguns ovos na chocadeira agora os Pintinhos ja com uns 15 dias de vida estão bicando os pés uns dos outros machucando e em alguns casos até causando a morte. o que devo fazer?
    Obrigado a todos

Deixe um comentário