Como Prevenir Doenças Na Criação de Codornas

Apesar de serem aves extremamente resistentes a doenças, as codornas precisam de cuidados especiais para prevenir que doenças. Seus primeiros vinte dias são considerados de ricos para a vida da ave e o controle de doenças deve ser feito a todo custo durante esses primeiros dias de vida da codorna.

A melhor forma de prevenir doenças em codornas é manter um ambiente limpo, retirando diariamente as fezes e urina do animal. É preciso também trocar a ração e água duas vezes ao dia nos primeiros vinte dias de vida da ave para garantir que a limpeza deixe o ambiente vivo de doenças.

Uma medida que também deve fazer parte da rotina do criador de codornas é desinfetar as gaiolas toda vez que um lote for vendido. A mesma atitude deve ser tomada se uma ave morrer em uma gaiola de codornas, pois o motivo da morte pode ser uma infecção e é preciso prevenir que outras aves contraiam a mesma doença.

vacinação de codornas

Vacinação das codornas

Todas as novas aves de uma criação de codornas devem ser vacinadas contra as doenças de Coriza e e Newcastle. Estas são as doenças em codornas que mais matam aves em seus primeiros dias de vida e se propagam muito rápido entre a criação.

A vacinação contra a coriza consiste em uma dose aos 28 dias de vida por meio de injeção no músculo da ave. A segunda dose deve ser ministrada aos 45 dias de vida da codorna, da mesma forma que a primeira. A vacina contra a doença newcastle deve ser ministrada da mesma forma e com o mesmo intervalo de tempo, garantindo um maior controle do criador.

vacinação de codornas vermífugo

Vermífugos

Os vermífugos devem ser ministrados aos 30 dias de vida da ave por meio da ração. O processo deve ser repetido 30 dias depois. A dosagem é o número em dobro da que é ministrada em galinhas.

11 Comentários

  1. jose vicente says:

    como vai, queria uma dica ,minhas codornas nascem e depois de uns 15 dias começam a morrer algumas o qui pode esta acontecendo

    • Maria Alice says:

      Codorninhas tão pequenas precisar ficar bem quentinhas. Pode ser isso, eu acho. Não sou criadora experiente, mas sempre que li que codornas pequenas precisam ficar em ambiente aquecido com uma lâmpada, já que elas são sensíveis.
      Posso estar falando uma grande besteira (rs), mas não custa compartilhar 😉

  2. Maria Alice says:

    Boa tarde.
    Tenho uma codorna macho que apresentou uma espécie de rachadura no bico, próximo a narina. Pesquisando na internet, vi que poder uma deficiência de biotina. Alguém pode me ajudar? O que posso fazer para essa rachadura não aumentar e se tornar uma ferida maior?

  3. sandra mara says:

    tenho uma pequena criaçao de codornas e ja estao com mais de 70 dias umas colocam ovo e outras nao como fazer.tambem ja morreram duas codornas em menos de um mês,o que fazer para minhas codorninhas nao morrem.

  4. Maria rosa says:

    oie eu gostaria de saber como identificar qual o macho e a femea quando nasce ?

  5. nilzo says:

    qual os nome das vacina e dos colirio para codorna

  6. bruno says:

    oi eu tenho uma criação de codorna em uma delas apareceu um pelote na cabeça dela e esta com a cabeça sem pena. o que pode ter acontecido com ela?

  7. Alana says:

    Bom Dia. A cada quanto tempo precisa-se repetir a vermifugação em codornas.

  8. MARILIA says:

    TENHO ALGUMAS CODORNINHAS, MAS EU NAO SEI COMO TRATA-LAS POIS JA MORRERAM 2 COM O MESMO SINTOMA, PARECEM QUE ESTAO COMFALTA DE AR E FICAM BATENDO O BICO.TENHO OUTRA QUE FICA COM OS OLHOS FECHADOS MAS COME E BEBE AGUA BEM.O QUE FAEI COMO TRATA-LAS.

  9. Rafael Ditadi says:

    Tenho uma criação de codornas, uma fêmea na fase adulta morreu, no início ela apresentou perdas de força nas pernas e depois morreu, qual o motivo da morte?

Deixe um comentário