Como Prevenir Doenças na Criação de Codorna

Apesar de serem animais difíceis de contrair doenças, as codornas precisam de alguns cuidados durante a criação. É importante que se cuide do animal em diferentes etapas de sua vida para que uma ave não fique doente, pois ela pode afetar as outras. A profilaxia, ou prevenção de doenças, é uma etapa importante na criação de codornas.

criação de codornas

Limpar a gaiola de codornas é importante

O cuidado mais importante na criação de codornas deve acontecer na higienização das gaiolas. Elas devem ser limpas uma vez ao dia ou mais. A falta de higiene é uma das principais causas de doenças em codornas, pois estas são transmitidas na maior parte das vezes por fezes e urinas da ave.

Os abrigos das aves devem ser limpos todos os dias em todos os lugares. O criador deve retirar a parte de baixo para tirar as fezes e urina e limpar os cantos da gaiola, onde podem ser acumuladas sujeiras. As aves não podem ter contato com as fezes que são as transmissoras de protozoários.

criação de codornas

Limpar a ração das codornas

Evite sempre colocar nova ração por cima da antiga. Coloque o que elas devem consumir e jogue fora o resto, colocando ração nova. Caso tenha fezes na comida, o que pode acontecer dependendo da sua gaiola, retire a parte de ração, lave, desinfete, seque e coloque mais alimento para a ave. Troque a água também todos os dias ao menos duas vezes.

Limpando o criadouro

O local onde ficam as gaiolas da sua criação de codornas também deve ser limpo, antes e durante a criação. Desinfete usando criolina e outros desinfetantes, se possível sem cheiro. Lave todo o chão quantas vezes achar necessário ou mantenha uma rotina de lavagem semanal de uma vez a cada 15 dias.

Com tais medidas você garante uma criação saudável para o animal e assim aves com boa maturidade para produzir ovos. A saúde da ave irá prevenir doenças que danifiquem seu investimento e possam diminuir os ganhos.

18 Comentários

  1. José Luiz Linhares e Silva says:

    Olá Amigos!

    Um trabalho extremamente profissional. Bastante explicativo e esclarecedor.
    Depois de muitas buscas, finalmente encontrei informações substanciadas.

    Grato,

    Zé Linhares.

  2. Deivid Ap Rosseto says:

    Muito explicativo Parabéns! Mas gostaria d fazer uma pergunta? Pq: As codornas brigam uma com a outra,e qual é o método + fácil d difernciar o macho da fêmea! obgd desde já!

  3. estou conseguindo fazer uma boa criação de codornas gigantes,compro ovos de todos os estados brasileiro.para não ter parentesco,quando chegas os ovos separo por estado que chegou,a minha chocadeira cabe 450 ovos.entao eu coloco 225 ovos em baixo,e255 ovos em cima,ai fica 3 famílias,quando nascem eu faço a separação de que estado elas vieram ai faço as famílias.moro em são bernado do campo,vila Vivaldi.

  4. assim quando tiver ovos e codornas adultas eu volto a comentar e também esto criando galinha índia gigante que tem uma procura muito grande no mercado.

  5. quando nascer as novas crias vou comentar um pouco pra vcs moro em são bernardo do campo vila Vivaldi.

  6. vander cesar leo says:

    gostaria de começar a criar codorna a ração posso bater no meu sitio

  7. estou comercializando codornas gigantes,no estado de são Paulo,abc,a procura e muito grande estou muito sastifeito com as vendas de ovos e codornas vivas.

  8. Muccio says:

    Minhas codornas estão ficando docentes. A cabeça treme. Param de comer e morem. O que pode estar acontecendo?

  9. rutenio france says:

    eu gostei muito das espricaçaoes gostaria de criar cordonas pois morro no sitio do meu pai e tem muito espaço

  10. rutenio france says:

    eu gostei muito das espricaçaoes gostaria de criar cordonas pois morro no sitio do meu pai e tem muito espaço pois tenho um dinheiro para inverti

  11. Hivan says:

    A minha codorna está colocando uma veia do anus para forra

  12. Hivan says:

    O que eu posso fazer para ajudar ela não morrer

  13. Luciana says:

    Olá adquiri algumas codornas, mas duas vieram machucadas pelas outras e já separei. Só que notei que ela está bem triste e não quer comer e quase não consegue andar, está também com a asa caída. Será que está doente, o que faço?

  14. isaura says:

    gostaria de saber se codornas transmitem doenças ao homem pois minha filha tem 4 codornas e elas sao os bixnhos de estimaçao dela e pega elas e vive beijando essas codornas e eu estou preocupada ois tenho medo que isso afete a saude dela

  15. Edjanio says:

    Gostaria de saber qual tempo que as codornas Paran de por ovos

  16. Otniel Galdino says:

    muito bom, legal mesmo bem explicado

  17. Jose Carlos says:

    Gostei das informações, gostaria de ter outras qualidades de codornizes.

Deixe um comentário