Como o criador deve manusear uma codorna

A criação de codornas deve ser feita em pequenas gaiolas, evitando criar no chão ou em grandes viveiros. Devido à umidade e ao estresse que é provocado, pode haver uma baixa na produtividade de ovos e na engorda dos animais.

criar codorna

Num galpão de alvenaria com 16 metros quadrados (4×4) e um teto com três metros de altura, por exemplo, é possível criar em torno de 2 mil codornas na fase de postura ou abate. O telhado deve ser de laje ou tábua, com as paredes pintadas de branco (usando a cal mesmo) e um chão de cimento ou barro batido.

Janelas são muito importantes para manter a iluminação e ventilação do local, pois as codornas não se desenvolvem e nem produzem bem com o calor. Porém, a entrada de luz solar e vento não devem bater diretamente nas gaiolas. As janelas devem estar protegidas com telas para evitar a entrada de outros animais ou insetos.

Gaiolas para codornas são facilmente encontradas em casas de avicultura. Elas devem medir 1 metro de comprimento por trinta centímetros de profundidade, sendo dividida em três partes com 5 ou seis aves no máximo e uma altura de 16 centímetros. Há viveiros que colocam as codornas em gaiolas bem menores e em menor quantidade, vai de cada criador.

As codornas são aves que perderam o instinto maternal, pondo em qualquer parte da gaiola, por isso são feitas inclinações para que os ovos possam rolar e serem pegos facilmente. Os bebedouros e rações são colocados do lado de fora das gaiolas, que ainda possui um fundo removível para recolher a sujeira e excrementos.

Para evitar o estresse devem ficar em gaiolas separadas, machos e fêmeas, pois são aves muito sensíveis e qualquer estresse resulta na baixa produção. São aves que preferem silêncio e alimentação farta para evitar o canibalismo.

4 Comentários

  1. leonice says:

    como se dá a reprodução de codorna?

  2. RAMON says:

    por qual motivo as codornas comem seus ovos?

  3. Marcelo Bertoncini says:

    Boa tarde, escrevi um pequeno manual sobre criação caseira de codornões, para iniciantes ja que não existe nada falando a respeito. Caso tenha interesse em Publicar no seu site posso lhe enviar.

  4. Aline Bruschi says:

    Bom dia! Moro no interior e tenho muito espaço. Tenho algumas codornas criadas no chão igual galinha. Acho um pecado criar em gaiolas….não sentiria prazer em cria la. Mas quero aumentar o número de codornas e fazer um local novo e maior para elas e estou com dificuldades para encontrar projetos de criação dessa maneira, se tiver alguma experiência agradeceria! Obrigada

Deixe um comentário