Alimentação das Aves Podeiras

As codornas podeiras são as aves que terão na criação o papel de colocar ovos. Devem ser separadas das demais e tratadas com uma ração especial, para assim garantir uma boa quantidade de ovos e um maior lucro para o criador.

Toda codorna atinge a sua maturidade sexual aos 30 dias de vida. A partir deste período ela já está apta a colocar ovos e assim começar a dar lucros. Ela estará no ápice de sua maturidade sexual, ou seja, colocando a maior quantidade de ovos quando estiver na sua 12 semana de vida. 

Ao criador é importante saber que seu peso corporal corresponde a 5,6% do peso total da ave. Na fase de podeira a ave de codorna fêmea deve ser alimentada com muitos nutrientes e uma ração especial. A ave precisa de nutrientes necessários para manter os ovos conservados e deixar com que sejam colocados bem formados e possam tanto servir para alimentação humana como a geração de novos filhotes.

criação de codornas

Ração Para a Alimentação das Aves Podeiras

A ração para alimentar as codornas poderias deve ser rica em minerais, vitaminas, proteínas, cálcio e fósforo. São nutrientes necessários porque ajudam na formação dos ovos e nutrição das aves para manter seu período de maturação sexual com alta produtividade.

Aos criadores que costumam alimentar suas aves com ração, é importante saber que a ração ainda deve servir de base para a alimentação da codorna. Ela deve ser mantida em conjunto com estes outros alimentos e jamais ser substituída.

codorna postura

Manejo das Codornas Na Fase de Postura

O melhor para o criador e para a ave é manter uma rotina de coletagem de ovos e alimentação. Tenha uma hora por dia para alimentar e retirar os ovos para que a ave não se sinta invadida em seu espaço.

Para manter a produção em alta, uma importante dica é manter o controle em números da quantidade de ovos por aves e assim saber quais podem gerar filhotes mais produtivos.

6 Comentários

  1. cassio says:

    eu comprei as codornas o vendedor falou que ela tinha 30 dias de vida só que já faz quase um mês elas ainda não tão produzino avos

    • paulo says:

      BOM DIA CASSIO NA VERDADE AS CODORNAS PARA BOTAREM OS SEUS OVOS NA IDADE CERTA ELAS TEM QUE PASSAR POR UM MANEJO CORRETO DO INICIO DE SUA VIDA OU SERJA AO NASCER E PERMANECERA BOTANDO CRENTINHO OK

  2. cassio says:

    quero saber pq ainda não tão com sua produção ?

  3. rodrigo says:

    Boa tarde queria saber como da para distingui o e a femea,tenho 3 codornas e não sei se e tudo macho ou tudo femea já tem 2 meses elas e não colocaram 1 ovo

    • Handerson says:

      Vc pega a codorna vira ela e puxa a cloaca com cuidado (como que se quisesse ver lá dentro), na do macho sairá uma espuma branca….bem me ensinaram assim…espero ter ajudado Vlw

  4. job lutucuta says:

    Gostei de saber mais algo sobre como se devem alimentar as codorna, ouvindo dos que sabem.
    Muito obrigado

Deixe um comentário