Para aqueles que acabaram de começar a sua criação de codornas, é possível que estejam com algumas dúvidas sobre problemas que podem surgir no meio do caminho, como por exemplo chocar um ovo, para aqueles que são novos no ramo, e que não sabem, podem perder produções e produções de ovos que poderiam virar uma criação de codorna. antes de mais nada, quando se decide criar codornas, é necessário que se escolha para qual finalidade será, para criação, ou para produção, que são as aves que deverão botar ovos e servir para frigorificos.
A codorna choca ou não choca em cativeiro?
Não, a codorna não choca em cativeiro, e isto acontece pelo fato de ela viver, de uma certa forma de maneira artificial, visto que seu dia acaba por ser prolongado para que os seus hormônios ajam desta forma. Sendo assim, para que os ovos sejam chocados de forma correta, utiliza-se a famosa Galinha Garni Zé para ter este trabalho, no entanto, é necessário que se respeite o limite de até 25 ovos para chocar os ovos desta forma, no caso de haver maior quantidade, o correto é que se use encubadeiras.

Por que a codorna não choca em cativeiro?
O que acontece, como dito anteriormente, é que como a codorna acaba por viver de forma artificial, ou seja, a base de ração específica, vacinas, luz aumentada de acordo com o horário do dia, sendo que o natural, é que a codorna, quando vive em boas condições coloca 1 ovo a cada um dia e meio aproximadamente, ou seja, consegue-se alcançar a média de 25 ovos por mês, se estes devem ser chocados, o correto é que se utilize a galinha, que é uma forma mais barata de produção.
A codorna perde por completo o seu instinto maternal, sendo assim, se após ela chocar houver a tentativa de deixar filhote e mãe no mesmo cativeiro, é possível que eles briguem, visto que a codorna atinge seu tamanho adulto em poucos dias e isto poderá interferir na convivência delas, e mesmo quando soltas, podem não saber como se comportar.