Como fazer a reprodução de codornas

As codornas quando alcançam os 45 dias de idade já são consideradas adultas, e são escolhidos os melhores machos e fêmeas para a postura. Além disso os acasalados deverão ser realizados diariamente, por este motivo é necessário se levar o macho á gaiola da fêmea e os deixamos por no máximo 10 minutos para que não se esgotem, pois podem fazer vários acasalamentos. As baterias deverão ser utilizadas em quartos ou mesmo galpões frescos e também bem ventilados, o calor excessivo deverá baixar a fertilidade dos machos.

Como funciona a incubação

A incubação poderá ser empregada através de métodos naturais, bastante utilizadas nas garnisés ou mesmo de forma artificial nas incubadoras. Os ovos deverão ser frescos ficando de 4 a 8 dias, perfeitos pesando o equivalente a 11 gramas e nem muito redondos nem muito pontudos. Depois desta coleta deverão ser guardados com a ponta para baixo, em alguns tabuleiros com areia no fundo em lugares mais frescos.

Os filhotes

Logo que nascem, os filhotes devem ficar secos e devem ser colocados em criadeiras com um, aquecimento equivalente a 38 e 39 graus. Esta temperatura deverá aos poucos ser diminuída até que eles atinjam 10 dias de idade, quando não precisam mais de calor artificial. É possível se utilizar uma criadeira com tamanho de 2,50m de comprimento por 1,20m de largura e 0,40cm de altura, o que deverá comportar o equivalente a 6000 codornas, porém devem ser divididas em quatro partes iguais com 150 aves cada uma delas.

Destas criadeiras é possível se transferir para galpões ou mesmo baterias para reprodutores, ficando em seguida prontos para consumo em até 30 dias. É nesta época que são selecionadas as que vão para reprodução. É possível se empregar as gaiolas para engorda, que devem medir o equivalente a 1m de comprimento por 20cm de largura e 14cm de altura, com capacidade para 15 a 20 codornas, o que não só iria facilitar o trato como permitir alguma economia. Por este motivo não devemos misturar os machos e fêmeas neste tipo de processo. As gaiolas de reprodutores deverão ter o equivalente a 15cm x 20cm e 13cm em sua altura total.

7 Comentários

  1. anthony says:

    boa tarde. quem tem chocadeira pra vender ou me vender a forma de fazer me fale zap. 022 9 9808 0212 valeu

  2. jackson says:

    a codorna poe quanto tempo eu devo esperar para colocar o ovo
    na encubadora

  3. Helena says:

    Boa noite. quem tem chocadeira pra vender ou me informar como facolocar, me fale zap. 022 974015406 valeu. Quero sabe como faço um incubadora

  4. daniel says:

    Como fazer para eles terem filhotes

  5. Jorge Oliveira says:

    Boa tarde!
    Gostaria de saber, se esse espaço da gaiola de reprodutores de: 15cm x 20cm x13 de alt, não pequeno demais para às aves se locomoverem?

Deixe um comentário