Como cuidar de codorna recem nascida

 

Muitos podem sequer saber como é uma ave codorna, porém, é importante que se entenda que ela é bastante comum, e que há diversas espécies desta ave. Sendo elas a codorna anã africana, e a codorna chinesa. Ela possui aproximadamente de 11 a 13 cm, e é considerada como uma das espécies menores do grupo que forma as chamadas galiformes.

De acordo com o que é dito, existe uma diferença que pode ser notada entre os sexos, que acaba por ser marcada e que possibilita também, em alguns casos que se possa reconhecer qual o sexo destas aves, porém, é necessário que estas tenham aproximadamente 25 dias de nascidas. E ainda é possível verificar que o macho é aquele que tem maior quantidade de cores.

Ainda é possível notar que as espécies de cordornas acaba por variar de acordo com a cor que elas apresentam, e em alguns casos, ainda é possível que se note pequenas subspécies que formam um grande grupo de cordorna variadas.

Como cuidar de uma codorna

Se por algum motivo você notar que uma codorna apareceu em seu quintal, ou que alguém a esta maltratando, se você tiver condições, em primeiro momento é importante que ofereça a ela um ambiente confortável e quente, como se fosse um ninho. Nos dias de hoje é possível encontrar rações específicas que podem ser dadas para diversas espécies de pássaros, e com isto alimentá-las com todos os nutrientes que são necessários para que estas tenham um bom desenvolvimento e no caso de estarem machucadas, se recuperar com maior facilidade.

É importante que se tenha cuidado com relação a como o animal fica alojado, ou seja, se esta próximo de outros que o possa machucar ainda mais, assim como verificar se não é um local que apresente riscos para ela, como por exemplo onde tenha ferramentas, e coisas cortantes.

Cuidados

Como dito anteriormente, é importante que se tenha diversos cuidados importantes para que a ave tenha um bom desenvolvimento assim como é necessário que se tenha atenção aos sinais dela como uma ave. E é claro, no caso de dúvidas, é importante que se consulte um profissional.

9 Comentários

  1. Jerfferson ferreira says:

    Muito bom saber desses procedimentos!!!

  2. Lucia nazario says:

    Não to conseguido cria as recém nascidas more muitas!

  3. Franz Diaz says:

    Boa tarde. Eu to com codornas recem nascidas em chocadeira a 37,5°C e agora quero saber se posso deixalas dentro da chocadeira, e se pode, a que temperatura ? porque elas estao morrendo. E se e necessario ajuda-las a retirar a casca durante a eclosao. Preciso dicas.Obrigado.

  4. telma freitas says:

    Porque os filhotes nao querem se alimentar.??

  5. Giovanni says:

    Quantos dias depois de tirada as codornas deve fica na chocadeira???

  6. rafael says:

    meus pintos estao morrendo com 5 dias de vida e as codoras da chocadeira estao nascendo com deficiência.

  7. irene candiani says:

    tenho codornas que nasci em chocadeira mais
    tem muitas que nasce e ficam se arrastando
    e depois morem quem sabe me dizer porque acontece isso??
    desde já agradeço

  8. Helenilson says:

    Amigo quando sair dá chocadeira vc bota uma tela pó baixo para ele si apolha

  9. Geni says:

    Boa noite a ração de codorna adulta é a mesma para filhotes inicial

Deixe um comentário