Engorda da codorna

 

Períodos de criação da codorna

A recria, por exemplo, é um período de crescimento das codornas, e desde que dispensem o calor artificial e até mesmo serem selecionadas para a reprodução ou mesmo o abate, ou a engorda.

O período de engorda é um período após a seleção onde as codornas são separadas em lotes para produzir carne e durante este período deverão receber uma alimentação especial para engorda, devendo ainda ser levado em consideração que elas devem ser abatidas com 30 ou 45 dias de idade, dependendo do período de engorda.

A recria e também a engorda das codornas podem ser feitas através do solo, através de uma cama de material que seja absorvente que conte com uma marvalha fina, capim seco e picado, sabugo de milho triturado ou mesmo em baterias. Ainda é possível se ter um terceiro método, o que é misto, podendo manter as codornas até 15 dias sobre a cama e depois as colocar em baterias.

Problemas com a Engorda

A engorda realizada no chão tem alguns inconvenientes de que as codornas podem consumir de 3 a 5% a mais da ração para se ter o mesmo peso que teriam nas baterias, e ainda estão muito mais sujeitas a doenças, principalmente a chamada coccidiose. Por este motivo, é uma indicação de acontecer a produção comercial e industrial destas aves.

As baterias ou gaiolas, são normalmente equipadas com comedouros retangulares, que medem o equivalente a 10 a 12 cm de largura, contam também com uma profundidade de 5 a 8 cm. O seu lado deverá ficar encostado á parede da gaiola, esta que deverá ter a beirada virada para dentro, para se evitar a queda ou mesmo o desperdício de ração, se as codornas tem o hábito de ciscar a ração para catar grãos maiores ou mesmo os alimentos que mais gostarem elas irão entornar muita ração. Pelo mesmo motivo a parte de fora do comedouro deverá ser a mais alta e virada para fora para que se retenha melhor a ração.

Uma luminosidade mais intensa sobre as codornas não é indicada, e faz com que elas fiquem excitadas, briguem mais e dispendam mais energia gastando muito mais quantidades de ração para o mesmo ganho de peso que teria se fosse em uma luz menos intensa.

Um comentário

  1. Emerson says:

    Tenho uma criação de codorna gostaria de saber qual e ração pra engorda

Deixe um comentário