Alimentação das Codornas na Criação

Um dos pontos mais importantes da criação de codornas é quanto à alimentação. Uma ave bem alimentada diminui seu risco de morte e doenças, aumentando o lucro do dono também.

Cada fase da codorna exige uma alimentação específica. O criador pode, para ter mais certeza, consultar um profissional da área ou fazer a comprar sozinho. Nos dois casos ele vai precisar obedecer às regras de desenvolvimento da ave para assim ter uma codorna mais saudável na fase adulta.

codorna

Ração inicial para a codornas

Desde o momento do nascimento a ave até seus 35 dias de vida a codorna deve receber um tipo de ração chamado de inicial. A composição desta alimentação para codornas é uma ração de misturas, que deve conter fosfato bicálcico, sal, sorgo, farelo de mandioca, arroz, farelos de algodão, amendoim, colza, girassol, fubá de milho, farelo de soja, farinha de sangue, farinha de carne, concentrado proteinoso de milho, farinha de peixe e de penas hidrolisadas, farelo de trigo, gordura,e linhaça, leveduras,farelas de arroz, cevada e tomate, gérmen de milho, farelo proteinoso de milho, calcário, caulim, farinha de ostras, farinha de ossos calcinada e premix (vitaminas + minerais + aditivos).

No dia 22 de vida de uma codorna o dono deve separar quais serão usadas para colocar ovos, quais os machos e quais as fêmeas e quais vão para o abate.

Ração de postura para codornas

A ração de postura é voltada apenas para as aves fêmeas. Esta é dada às reprodutoras quando possuem mais de 35 dias de vida. Deve conter fubá de milho, farelo de soja, farelo a mandioca, arroz gordura, concentrado proteinoso de milho, farelos de arroz, cevada e tomate, gérmen de milho, farelo proteinoso de milho, caulim e farinha de ostras, farelo de amendoim, farinha de sangue, farinha de carne, farinha de peixe, farelo de trigo, farina de ossos calcinada, calcário, sal, sorgo, farelo de algodão, colza, girassol e linhaça, leveduras e farinha de penas hisrolisadas.

Como ministrar a ração às aves

A ração para codornas deve ser colocada para as aves duas vezes ao dia, sempre pela manhã e pela noite para regular a alimentação do animal. No geral se coloca 30 gramas por ave em cada gaiola.

Onde comprar ração para codornas

A alimentação de uma criação de codornas pode ser comprada em casas para criadores ou moinhos de ração. Caso não consiga, o criador pode também fazer sua própria ração. Neste caso, é importante saber que a ração destinada para codornas deve conter 26 a 27% de proteínas e não mais que isso.

Durante os primeiros cinco dias de alimentação, deve ser servido junto com o alimento e a água vermífugos para a ave.

4 Comentários

  1. Erivan says:

    Bom dia, já que aqui já passa das 00:00 hora, eu gostaria de saber após o nascimento com quanto tempo já posso oferecer a alimentação as codornas?
    Na falta da alimentação será que posso introduzir a inicial que sirvo aos meus pintinhos?

  2. idevaldo says:

    Estou começando uma criação de codornas mais estou tendo dificuldades na postura estou fazendo minha Propriá ração mais a qualidade do ovo esta muito fraca o que faço

  3. andressa says:

    pode se qualquel raçaõ para a codorna bota ovo

  4. Christian Lima says:

    o lucro se baseia no baixo custo da ração, quanto mais barato for a ração, maior seu lucro! e ainda por cima vc tem que achar um fornecedor barato de todos ingredientes, é muito complicado preparar uma ração que venha a suprir todas as necessidades das codornas para q elas venha a produzir um bom resultado fixo “sem falhas diárias”, a não ser que o criador tenha um bom conhecimento para comprar os compostos e noção na hora da mistura para nao ocorrer disperdicio. é pessoal criar codorna é muito diferente de SABER criar codorna para não ocorrer prejuizo! se sua codorna passa 2 dias sem produzir ela ja está consumindo do seu bolso sem dar retorno, no caso a “ração”, a gente pensa que é fácil mais não é bem assim…

Deixe um comentário