Alimentação das Codornas

 

As codornas são aves que não exigem um cuidado muito extremo com alimentação, assim como gastos excessivos com rações. Apesar de ser nesse setor “econômicas”, você precisa ter alguns cuidados com a alimentação das suas aves. Codornas mal alimentadas não produzirão carne ou ovos de tanta qualidade, então isso pode afetar o seu comércio caso, as esteja criando para vender.

ALIMENTAÇÃO DE CODORNAS

Essas aves gostam de comer tudo. A opção por rações industrializadas vai de acordo com sua criação, pois a praticidade e o cuidado dependem muito de você. No geral, elas são alimentadas com verduras, insetos pequenos, minhocas etc. Claro que você pode alimentar suas codornas com esse tipo de alimento que citamos agora, porém a ração é uma grande fonte de nutrientes, por isso falamos da praticidade. Você alimentando com uma ração própria com certeza dará às suas aves exatamente o que elas precisam para crescer bem e se reproduzirem com qualidade.

Quanto ao fator reabastecimento ou realimentação vai variar muito da sua criação.  Se você for criá-las em comedouros normais, o tratamento com água e comida deve ser reabastecido pelo menos 2 vezes no mesmo dia. Se você quiser ter pelo menos 1 ovo de codorna por dia, você deve deixar a ração livre para elas se alimentarem conforme a necessidade.

Cuidado com o Cativeiro

Se os seu cativeiro já for extenso e contar com uma quantidade considerável dessas aves, você precisará esquematizar um plano de alimentação onde a reposição pode ser manual ou através de maquinários. Podemos indicar a reposição manual para evitar o gasto de ração e saber exatamente qual grupo das suas codornas está alimentando-se corretamente, fazendo com que você foque um pouco mais naquele que nessa questão precisa de um maior cuidado.

As Rações

As rações para codornas são facilmente encontradas em casas especializadas em produtos para avicultura  e são encontradas em sacas ou quantidades maiores. Caso sinta dificuldade em encontrar esse tipo de ração, você pode utilizar a mesma ração para pintos, claro que esse caso só se aplica à codornas pequena, no caso com no máximo 10 dias.

Nos primeiros dias de vida dessas aves, você deverá acrescentar à água antibióticos e vitaminas para que as codornas se desenvolvam saudavelmente. Ao procurar uma ração, busque aquelas que tenham entre 26 e 27% de proteínas.

34 Comentários

  1. Gomes says:

    Oi estou muito interessado em criar codornas em uma escala pequena de umas mil a mais . so não tenho onde comprar com segurança. gostei de ter encontrado esta pagina .Si voçes tem mais detalhes , por favor me envie . de ja agraço . estou no aguardez.
    [email protected]

  2. nathalia says:

    eu tenho uma codorna e uma calopicita e um casal de piriquitos

  3. Edilene says:

    Gostaria de saber qual o tipo de verduras posso dar minhas codornas.

  4. coisa says:

    eu tamen tenho um desses

  5. Eu tenho 6 codornas fêmeas e um macho, estou contente porque a semana passada comecei a recolher dois ovos por dia, e agora já recolho quatro por dia, elas são seis dentro em breve conto com seis ovos por dia, o que para mim é um êxito. Obrigado.

  6. Nadia Helena Tartaro says:

    oi, entrei por acaso neste site de criação de cordornas e me interessei eu e meu marido nos construimos um viveiro ai compramos 17 codornas achamos que ia vir o total de ovos, mais não vem cada dia elas botam as vezes 10 ou 5 ,hoje mesmo colocou 1 , limpo todos os dias o viveiro ,coloco agua fresca a ração é de postura ,meu marido ja esta sem vontade da criação gostaria que me desse uma ideia para continuar a criação me ajuda pois adoro as minhas meninas assim que as chamo,meu muito obrigado.

    • milton says:

      O ideal é manter um silêncio bom, ou talvez te venderam codornas velhas.
      Boa sorte.

    • rose says:

      o bom é deixa-las a vontade, com comida suficiente, elas gostam de espalhar a comida, gostam de jogar tudo e de continuar espalhando como se estivesse no chão

    • Anderson says:

      Quanto menos estresada a codorna ficar todas ponhem a gaiola tem que ser baixicha de uns 20de altura e se for 17 o espaço deve ser 40×50 a comida do lado de fora e agua para vc naum ficar abrindo a gaiola pra alimentalas coloca elas em um local ao qual naum tenha muito movimento e evite ficar mechendo pois a codorna se ficar estresada diminui a ponhar e se tiver o macho junto ele estresa as codornas pois que subi nelas e acaba diminuindo a quantidade de postura o correto se for pelo ovinho para comer e vc deixar so as femeas na gaiola e colocar o macho somente quando vc quizer que gale os ovos para chocar

    • Antonio says:

      Ou elas são velhas, ou muito provavelmente existe machos e demasiada quantidade dentre elas assim fazendo com que você imagine que sejam todas fêmeas, para deferenciar machos adultos de fêmeas adultas é fácil os machos cantam e as fêmeas não se por um acaso houver muitas Codornas cantando é porque existe muitos machos e desta forma logo elas não produziram o suficiente.

  7. Rita de Cássia says:

    Comecei a criar 10 codornas a mais ou menos 4 meses.
    Até hj não colocaram nenhum ovinho.
    Comecei a criar num galinheiro de 3×3, ai me falaram q era muito grande.
    Passei pra 1×1.
    Depois comprei uma gaiola própria e pus seis delas.
    Coloco ração própria todas as manhãs e troco a água todos os dias.
    Não sei mais o q fazer pra elas produzirem.
    Quero uma orientação.
    Grata Cássia

  8. thaynna says:

    Eu gostaria de saber se.codornas comem alface ??

  9. Rodrigo k cortez says:

    As codorna pode ser criada no chão para o ovo a codorna jigadi

  10. diogo says:

    Eu tenho 6 ajo elas engrasada

  11. jonatham says:

    codornas sao muito lndas

  12. herbert viana says:

    boa noite, qdo vce reabastece a ração para as codornas levando em consideraçao como exemplo às 5 hs da manhã e o proximo reabastecimrnto é 9 hrs, ai antes deste horario elas terminan as 8 hrs elas podem ficar sem alimentaçao até as 9 horas?

  13. cauane says:

    queria sabe as frutas que posso da para minha codorna

  14. camilly says:

    eu tenho 3 cachorros ,6 calopsitas ,1 periquito ,1 agapornis,1 gata,e vou criar 10 codornas ………. eu amo animais

  15. Elzadantas says:

    Estou começando a cria as codornas não e para negocio e sim por prazer

  16. Willian says:

    Posso criar codornas num ambiente com piso de areia? Se eu colocar recipientes que fiquem imediatamente um pouco acima do solo (10 ou 15 cm), elas dormiram no chão mesmo ou procurarão esses recipientes mais altos?

  17. joao says:

    eu gostava de saber o porque de morrer codornizes quando ja estao criadas e cobertas ainda hoje tinha umas 50 e morreram-me metade , gostava que me pudessem ajudar

  18. ?REI ANIMAL? says:

    Tenho 1 cachorro, 1 Galinha, 1 coelho, 1 porco da índia, 2 calopsita, e agora nessa segunda vou comprar algumas codornas! ??????

  19. Celso aparecido ramires says:

    Eu tenho 8 codornas como fazer para não desperdiça raçao têm um cocho próprio ou não Celso ramires Dê Campinas são Paulo meu whatisap 1993201354 obrigado uma Boa noite

    • Paulo Machado says:

      Bom dia Celso, para essa quantidade de animais há como utilizar comedouros fechados com 1 orifício, 2 orifícios… de aproximadamente 25mm de diâmetro. Aqui no RS o comedouro de 2 orifícios custa R$2,50, comprando 4 está resolvido. O desperdício diminuirá consideravelmente. Abraço fraternal. Paulo Machado.

  20. wend says:

    Tenho 300 codornas, eu as alimento durante o dia e a noite, pois a noite eu deixo uma luz ligada para iluminar o local, mas eu queria saber os horários certos para dar a ração e a quantidade de ração necesa que devo dar a elas no período do dia e da noite, e porque quero evitar prejuizos, pois pretendo almentar a criação, espero q posam mim ajudar, OBRIGADO. .

  21. Malu Rosa says:

    As diversas e raças e mutações, gigantes, italianas, tuxedo, machurian, japonica entre outras são codornas, tem outras nobres e caras chamadas codornizes, isto são termos por conta da região, idioma? ou realmente há esta distinção entre elas?

  22. primeira mente quando vcs compra as cordorna , em colocam e gaiola ou viveiro ela demoram 1 a 2 mes pra se acustuma com o ambiente, e assim elas pohem o ovo sem msm o macho mais o ovo n nascera filhote,tenho so duas pos minha crio em gaiola e elas sao muito feliz, faz 4 meses e ja tive uns 89 a 85 ovo delas vou cria meu viveiro nesse mes ainda… elas gostom de areia e de insetos pequeno… mais alguma pergunta meu facebook:lucas zimmermann…meu celula:22 996027046 so chama no zap que vou ajuda vcs bjss abraços 🙂

  23. Tadeu says:

    Iniciei uma pequena criação com 20 codornas mais para distração faz mais ou menos 25 dias e iniciaram a produção de ovos baixa ainda mas cuidar delas tira estress estou na expectativa de que todas põem ovos

  24. Lucas veras says:

    Gostaria de saber sobre a complementação da ração com folha verde de rami ou confrei
    Alguém tem experiência ?

Deixe um comentário